Fiéis participaram de cerimônia na Paróquia Santo Afonso, na Tijuca, Zona Norte do Rio, nesta Sexta-feira SantaReprodução

Rio - A Sexta-feira Santa, data que representa a crucificação de Jesus Cristo para a religião católica, foi marcada por diferentes eventos na cidade do Rio. Os destaques ficaram por conta da tradicional encenação da "Paixão de Cristo", na Lapa, e das procissões do "Senhor Morto", que aconteceram em diversos bairros.
A tradição estabelece que as igrejas não realizem missas nesta sexta (7). Contudo, fiéis foram às ruas para acompanhar os cortejos, exaltando a figura de Jesus e o seu sacrifício.
A Arquidiocese do Rio apresentou, mais uma vez, a tradicional encenação do "Auto da Paixão de Cristo" nos Arcos da Lapa, reunindo um bom público. 
A adaptação trouxe cenas da vida de Cristo, relembrou momentos como o nascimento de Jesus, o batismo no Jordão, a escolha dos discípulos, o sermão da montanha, a oração do "Pai-nosso", a última ceia, via-sacra, agonia e morte na cruz e finalizou com a Ressurreição. A trilha do espetáculo foi formada com composições originais e temas conhecidos do público.
O espetáculo gratuito contou com a participação de 50 artistas, entre atores, cantores e bailarinos. O ator Pedro Lamim, o príncipe Maruan da novela "Mar do Sertão", da TV Globo, representou Jesus Cristo. A apresentação chegou a sua 43º edição e teve a assinatura do autor e diretor Luís Fernando Bruno. A cantora Joanna teve uma participação especial.
Na Rocinha, na Zona Sul, fiéis encenaram um espetáculo teatral pelas ruas da comunidade representando a Via-Sacra, caminho que Jesus percorreu carregando a cruz. Um homem negro representou Cristo na cerimônia. 
Procissões
Diversos bairros do Rio receberam procissões no decorrer do dia. A Procissão do Senhor Morto, realizada ao redor da Catedral Metropolitana do Rio, no Centro, percorreu a Avenida República do Chile, Rua República do Paraguai, Rua Senador Dantas, Rua Evaristo da Veiga, Avenida Mem de Sã e Rua do Lavradio. O evento foi ministrado pelo Dom Orani Tempesta.
A Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel; a Paróquia Santo Afonso e a Basílica de Santa Teresinha, na Tijuca; e a Paróquia São José e Nossa Senhora das Dores, no Andaraí, também promoveram procissões pela Zona Norte, emocionando fiéis.
Já na Zona Sul, houve eventos organizados pela Igreja de Nossa Senhora de Copacabana e Paróquia Santa Cruz de Copacabana; Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Botafogo; e Paróquia Nossa Senhora da Paz e Ressurreição, em Ipanema.