Ministério Público do Rio de Janeiro Divulgação

Rio - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça junto à 14ª Vara Criminal da Capital, denunciou 15 homens presos por policiais militares durante uma tentativa de fuga de uma operação na Cidade de Deus, Zona Oeste, em 15 de março deste ano.
Os homens foram interceptados pela polícia em um caminhão que transitava pela Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, quando passavam pela altura do Morro do Encontro. Eles transportavam seis fuzis, nove pistolas e munições, além de aproximadamente 9kg de maconha, cocaína e crack. Dois denunciados estavam na cabine e os outros 13 escondidos dentro da caçamba. Todos eles responderão por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e associação para o tráfico.
De acordo com o MPRJ, após fugir do cerco policial, os denunciados planejavam ficar abrigados em outras comunidades dominadas pela mesma facção criminosa que integram.
O MPRJ narra na denúncia que a facção dos denunciados vem usando a Cidade de Deus como "QG" para as guerras que vem travando para retomar territórios que passaram a ficar sob o jugo de grupos milicianos ou outras facções. Tal cenário coloca em risco os moradores da região, que vêm sofrendo com os efeitos dessas disputas e confrontos armados entre rivais e com agentes das forças de segurança.