Rio - O Dia dos Povos Indígenas, comemorado na quarta-feira (19), será celebrado com evento nos jardins do Museu da República, na Zona Sul do Rio, no próximo final de semana. Com entrada franca a adultos, jovens e crianças, feira intercultural vai reunir cerca de 500 indígenas nos dias 15 e 16 de abril. A Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM), idealizadora e realizadora do evento, conta com o apoio institucional do Museu da República e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Além da grande feira artesanal com 90 barracas de expositores indígenas e dos rituais, cantos e danças tradicionais, o evento conta com outras atrações, como espaço de ervas medicinais e rodas de contação de histórias por indígenas associados da Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM). A associação reúne indígenas de várias etnias que vivem em contexto urbano no Grande Rio e também das oito aldeias Guarani e Pataxó que existem nos municípios de Paraty, Angra dos Reis e Maricá.
A programação do evento inclui a exibição, no sábado, do curta-metragem "Abya Yala", seguido de debate sobre a questão dos indígenas em contexto urbano. No domingo, um segundo curta-metragem será exibido, "A Saga da Aldeia Maracanã", seguido de uma mesa de debate sobre as origens, conquistas e luta atual do movimento indígena que, em 2006, fez a ocupação cultural do prédio do antigo museu do índio, ao lado do estádio do Maracanã.
O "Dia dos Povos Indígenas 2023" já tem presença confirmada de 25 povos indígenas: Guarani, Pataxó, Puri, Fulni-ô, Tukano, Kaingang, Guajajara, Ashaninka, Tikuna, Tupinambá, Baniwa, Waurá, Kamayurá, Kayapó, Mehinako, Pankararu, Kariri-Xocó, Karajá, Potiguara, Sateré Mawé, Bororo, Kadiwéu, Kambeba, Ananbé, Kichua e Goitacá. A Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM), idealizadora e realizadora do evento, conta com o apoio institucional do Museu da República e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Serviço
Data: 15 e 16 de abril (sábado e domingo) Horário: das 9h às 17:30h Local: Museu da República / R. do Catete, 153 Realização: Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM)
Progrramação Sábado (15)
9h às 17h30 - Feira de arte e artesanato indígena nos jardins do Museu da República; apresentações de cantos tradicionais dos povos originários; e Espaço de ervas medicinais 10h - Abertura oficial do evento na Tenda Cultural 11h às 14h - Contação de histórias com Zélia Puri e contadores indígenas convidados 14h às 16h30 - Exibição do curta-metragem "Abya Yala" e mesa de debates sobre a questão dos indígenas que vivem em contexto urbano no espaço multimídia 17h - Roda ritual de encerramento do evento
Domingo (16)
9h às 17h30 - Feira de arte e artesanato indígena; apresentações de cantos tradicionais dos povos originários; e Espaço de ervas medicinais 10h - Oficina de arte rupestre com a artista indígena Ana Kariri 11h às 14h00 – Contação de histórias com Dauá Puri e indígenas convidados 14h - Exibição do curta-metragem "Saga da Aldeia Maracanã" de Eduardo Camelo 14h30 - Roda de conversa sobre a Aldeia Maracanã com Carlos Tukano, Marize Guarani, Garapirá Pataxó e lideranças da origem do movimento Aldeia Maracanã 17h - Roda ritual de encerramento do evento
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.