Ao todo, serão cerca de 120 moradores participantesDivulgação
Instituto Reação e Hurb promovem novamente ensino de robótica a crianças da Rocinha
Nova edição do projeto amplia faixa etária e passa a atender também adolescentes visando a inserção no mercado de trabalho
Rio - Em parceria com o Instituto Reação, a Hurb dá início, nesta sexta-feira (14), à segunda edição do projeto Hurb-E, que oferece aulas de robótica a crianças da comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio. A iniciativa da empresa de tecnologia irá promover experiências de aprendizagem na sede do instituto, contribuindo para o desenvolvimento social, cognitivo e acadêmico dos alunos, estimulando o pensamento inovador e o raciocínio lógico voltados para resolução de problemas.
Neste ano, além das turmas infantis, que vão de 7 a 12 anos, serão disponibilizadas vagas para adolescentes, ampliando a faixa etária para até 18 anos, com foco no mercado de trabalho. Ao todo, serão cerca de 120 moradores participantes.
Ao longo de 35 encontros semanais, os estudantes terão contato com conceitos de física, matemática, mecânica, eletrônica e programação de forma leve, lúdica e divertida. O novo olhar sobre a área é resultado de um método educacional desenvolvido pela Share Education, empresa carioca especializada em aprendizagem ativa, que leva os alunos a praticar diferentes formas de aplicar o conhecimento no mundo real. As aulas acontecerão todas às sextas-feiras, de abril a dezembro.
Por meio do uso de blocos de plástico, que permitem criar vários tipos de construção, os alunos desenvolvem projetos e soluções, sendo inseridos nos estudos de tecnologia de forma dinâmica e criativa.
Os robôs criados são então plugados no computador para reproduzirem ações definidas pelos participantes, que aprendem também a operar o software de programação. Para os adolescentes, o conteúdo acadêmico vai abranger ainda a linguagem Python, com o intuito de entregar ferramentas e ampliar o conhecimento desses jovens que poderão sair na busca do primeiro emprego. As aulas serão ministradas no formato de workshop, no qual cada encontro traz uma abordagem diferente da robótica.
Ao final do ano letivo, em dezembro, haverá uma cerimônia de encerramento com competições e desafios para cada turma, na qual os alunos ganharão o certificado de conclusão do curso. Ao longo do projeto, os participantes vão receber pulseiras coloridas indicando o grau de aprendizado em robótica em que se encontram. A ideia é fazer um paralelo com as faixas nas artes marciais: conforme o estudante vai avançando o nível, a cor da pulseira vai mudando.
"No ano passado, conseguimos levar o projeto para mais de 100 crianças atendidas pelo Instituto Reação. Esse ano, expandimos a iniciativa para oferecer aulas de robótica e linguagem de programação também a adolescentes e serão cerca de 120 vagas ao todo. A ideia é que, ao longo do ano, esse número possa crescer ainda mais", afirma a head de Creative e Education Ana Feliciano. "Por ser uma empresa carioca, o Hurb está sempre buscando por formas de impactar positivamente a cidade e, apostando em iniciativas educacionais, conseguimos proporcionar esse resultado a longo prazo", completa.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.