De madrugada, agentes da tropa de elite da Polícia Militar incursionam na escuridão da Nova HolandaReprodução / Redes sociais

Rio - O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizou uma operação, desde a madrugada desta segunda-feira (17), no Complexo do Maré, na Zona Norte da cidade. Na ação, um criminoso morreu após confronto com os policiais. 
De acordo com a Polícia Militar (PM), o Bope foi atacado por dois homens na comunidade Nova Holanda, na Maré, e houve confronto. Após a troca de tiros, os criminosos foram socorridos ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, mas um deles não resistiu aos ferimentos e morreu. Nesta operação, duas pistolas e cerca de 800 embalagens de haxixe foram apreendidas. As ocorrências foram encaminhadas à 21ª DP (Bonsucesso) e para a Delegacia de Homicídios da Capital (HC).
A PM também esteve em operação em outras cinco comunidades das zonas Norte e Oeste e Região Metropolitana. Ao todo, dois fuzis, duas pistolas e drogas foram apreendidas.
Na Zona Norte, além das comunidades da Maré, os policiais do 16° BPM (Olaria) realizaram ações nas favelas Furquim Mendes e Dique, onde foram removidas barricadas e câmeras de monitoramento instaladas por criminosos. A comunidade de Furquim Mendes tem sido um constante destino de cargas roubadas. 
Já a Vila Kennedy, na Zona Oeste, foi alvo dos policiais do 14° BPM (Gericinó) que estão desde as primeiras horas do dia realizando uma operação na região para combater o tráfico de drogas. De acordo com a corporação, os agentes prenderam dois suspeitos e apreenderam grande quantidade de drogas.
Na Região Metropolitana, equipes do 24° BPM (Queimados) e do 20° BPM (Mesquita) estiveram nas comunidade do Carvão e do Engenho, em Itaguaí, e do Sebinho, na Baixada Fluminense. Segundo a PM, a primeira terminou com cinco suspeitos presos e duas pistolas apreendidas. Já na segunda, um suspeito foi preso e outro ficou ferido após tiroteio. Além disso, os policiais apreenderam dois fuzis.
Reflexos das operações
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), 23 unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais na Maré, afetando 8.274 alunos. Já na região da Vila Kennedy, 11 unidades escolares foram fechadas e 3.403 alunos ficaram sem aula.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva, na Maré, suspendeu o funcionamento por causa da operação que aconteceu no local.
*Matéria em atualização