A superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus, estará disponível para entrevista nesta terça-feira (25), às 8h, no Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo. Rua Gen. Severiano, 190 - Botafogo. Na foto, movimentação no local. Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio iniciou, nesta terça-feira (25), a aplicação da vacina contra covid-19 com reforço bivalente para toda a população com 18 anos ou mais. Para receber o imunizante, é preciso já ter tomado pelo menos duas doses do esquema vacinal primário e que a última dose tenha sido aplicada há, no mínimo, quatro meses.

A superintendente de Vigilância de Saúde, Gislani Mateus, que esteve acompanhando a imunização no Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo, na Zona Sul, na parte da manhã, explicou a importância da bivalente e ressaltou que os outros imunizantes contra covid seguem disponíveis.

“A ampliação do público com a bivalente faz com que mais pessoas estejam protegidas. Essa vacina é atualizada, então protege contra as subvariantes da variante ômicron, mas os imunizantes normais contra a Covid também são importantes para as crianças e adultos que não fecharam o ciclo vacinal. Por isso, pedimos e reforçamos que venham se imunizar”, afirmou.


De acordo com a pasta, mais de 690 mil pessoas já se vacinaram com a bivalente. A atendente Minelli Ferreira, de 32 anos, que também esteve no Super Centro Carioca, falou sobre a ansiedade para receber a vacina. “Eu não via a hora de chegar logo minha idade e quando vi ontem no jornal que tava liberada para o público maior de 18 anos, vim correndo para não perder a oportunidade”, disse.
O servidor público Gustavo Batista, 45, também estava ansioso para receber o imunizante: “Eu procurava toda semana quando ia abrir para minha idade e ontem (segunda) tive essa notícia boa. A vacina é o que vai nos proteger e dar certa tranquilidade para continuarmos vivendo”.

A técnica de enfermagem Roberta Andrade, 27, também garantiu a imunização. “Eu nunca estou preparada para tomar uma picada, mas agora estou imunizada. Preciso tomar conta da minha saúde e me preparar, infelizmente, para o pior”, relatou.

A vacinação com a bivalente continua para pessoas imunocomprometidas ou com comorbidades com 12 anos ou mais, pessoas com deficiência com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas.

Para se vacinar, o usuário deve apresentar um documento de identificação e, se tiver, caderneta ou comprovante de vacinação. A aplicação da vacina contra Covid-19 acontece em todas as 237 unidades de Atenção Primária do município do Rio (clínicas da família e centros municipais de saúde), além dos postos extras pela cidade.

Todos os pontos de vacinação, a lista completa com as comorbidades e outros detalhes sobre o que é necessário para a vacinação dos públicos prioritários estão disponíveis no site coronavirus.rio/vacina.