Os foram resgatados de cativeiro em PetrópolisDivulgação

Nova Iguaçu - A Polícia Federal (PF) resgatou, na tarde desta segunda-feira (24), cerca de 120 pássaros da espécie Chanchão que estavam sendo mantidos, ilegalmente, em um cativeiro em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

Agentes da Polícia Federal em Nova Iguaçu foram até o local para apurar o crime. O proprietário da residência foi encaminhado ao posto da PF em Petrópolis e vai responder pelo delito que consta na lei crimes ambientais: "matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente ou em desacordo com a obtida". A pena é detenção de seis meses a um ano, além de multa. 

Os animais silvestres estavam distribuídos em diversas gaiolas e eram mantidos em cativeiro sem devidas autorizações. Um deles foi encontrado morto.

De acordo com a PF, os pássaros serão encaminhados aos órgãos ambientais especializados e vão passar por um processo de condicionamento para serem soltos novamente na natureza.