Transporte ganhou uma nova cabine com espaço para levar até 16 pessoas e também para transportar materiaisDivulgação/Prefeitura

Rio - A Prefeitura do Rio entregou, nesta terça-feira (25), a reforma do primeiro trecho do plano inclinado do Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio, com a substituição dos chassis, nova cabine com espaço para transporte de materiais e reforma nas cinco estações. O investimento é de quase R$ 1 milhão. Cerca de cinco mil pessoas usam o transporte por dia, de forma gratuita, das 6h à meia-noite. Na próxima etapa serão realizadas intervenções e melhorias no segundo trecho. A previsão de entrega é julho deste ano.
"Estamos fazendo a entrega da reforma do plano inclinado. É um sistema de transporte aqui de comunidade muito importante, os moradores usam diariamente. Nosso objetivo, além de dar mais conforto, é dar também mais segurança. Então, fizemos não só a parte estética como também funcional. Foi feita a troca do carro e toda a manutenção dos cabos de aço. É um serviço que beneficia todos os moradores da região a um custo zero", declarou o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.
Após pedidos dos moradores, a Rioluz licitou a reforma total no plano inclinado, que foi construído acompanhando a geografia do terreno da comunidade. Por isso, as cinco estações são divididas em dois trechos: o primeiro compreende as estações 1, 2 e 3. Na terceira, o passageiro faz uma baldeação para chegar às estações 4 e 5.
"É um dia muito feliz, principalmente para os moradores aqui do Santa Marta. Estamos fazendo a entrega desse primeiro trecho, que compreende três estações. Depois, vamos fazer a reforma do segundo trecho, da quarta e quinta estações. Fizemos aqui um trabalho de excelência para entregar para a população um equipamento público em que transportamos as pessoas com segurança. É um aparelho muito bacana, todo envidraçado, onde o pessoal pode apreciar todo o belo visual da cidade", disse o presidente da Rioluz, Eduardo Feital.
Sobre o plano inclinado
Inaugurado em maio de 2008 pelo governo do estado, o plano inclinado fez parte das obras de urbanização da comunidade e foi muito aguardado pelos moradores, principalmente aqueles que moram no topo da favela e precisavam subir cerca de 1.300 degraus. Além da acessibilidade para idosos e deficientes, o plano também serve para retirar o lixo. O bondinho do Santa Marta, que também é considerado um equipamento turístico, passou a ser administrado pela Prefeitura do Rio, por meio da Rioluz, em outubro de 2015.

Os moradores do Santa Marta comemoraram a reforma do plano inclinado. Cileide Macedo dos Santos, que vive na comunidade há 47 anos, disse que o transporte é essencial para a população, principalmente os idosos. "Achei maravilhosa essa reforma do plano inclinado, porque é um benefício que faz muita falta. Nós carregamos tudo para descer ou para subir: botijão de gás, compras, etc. Eu uso muito para ir ao médico e ao mercado. Quando a pessoa está doente é muito ruim ter que descer as escadas, muitas vezes de cadeira. Temos muitas pessoas idosas lá para cima que necessitam desse bonde", disse a moradora.