Site falso pedia e-mail de sistema operacional para desbloquear celular roubadoReprodução

Rio - Um homem foi preso, nesta terça-feira (25), por se passar por policial civil para aplicar um golpe em uma vítima de quem ele havia roubado um aparelho celular. O suspeito se passava por investigador da 52ª DP (Nova Iguaçu) e foi localizado por agentes da distrital, na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. 
De acordo com a Polícia Civil, o criminoso roubou o celular da vítima e depois, se passando pela 52ª DP, fez contato com ela por meio de aplicativo de mensagens, informando que havia sido recuperado. O homem então enviou o endereço de um site, informando que ela deveria realizar agendamento online para retirar o objeto. A página da internet conta com a imagem de uma delegacia e pede o e-mail do sistema operacional do aparelho. 
Na mensagem enviada, o suspeito diz que o celular da vítima havia sido encontrado com "dois meliantes" presos. "Estamos entrando em contato com proprietários de aparelhos apreendidos em ocorrências de nossas equipes diárias (...) Estamos entrando em contato com algumas vítimas que conseguimos localizar e pedimos (para) fazer agendamento em nosso site de bens recuperados", relata o texto, que tem ainda a foto de uma apreensão da Polícia Civil. 
Suspeito fingiu ser agente da 52ª DP (Nova Iguaçu) e enviou mensagem informando que celular da vítima havia sido recuperado - Reprodução
Suspeito fingiu ser agente da 52ª DP (Nova Iguaçu) e enviou mensagem informando que celular da vítima havia sido recuperadoReprodução
Acreditando na mensagem, a vítima acessou o link encaminhado pelo suspeito e forneceu dados pessoais. Com as informações, ele conseguiu desbloquear o celular e ter acesso ao conteúdo. Ao perceber que havia sofrido um golpe, a vítima procurou a delegacia, que deu início às investigações e conseguiu identificar o criminoso.
Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão temporária por roubo qualificado. Além do suspeito, os agentes da distrital descobriram que um segundo homem estava com o celular da vítima e ele também foi preso em flagrante pelo crime de receptação dolosa. A investigação segue em andamento com o objetivo de identificar todos os criminosos envolvidos no caso.