Previsão de pancadas fortes na Zona Norte e em bairros da Zona Oeste, além de cidades da Baixada Reprodução/Redes Sociais

Rio - A chuva forte, da noite desta quarta-feira (26), deixou bolsões d'água pela cidade do Rio. A intensidade da chuva fez o município entrar em estágio de mobilização. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, as pancadas ocorreram num intervalo de três horas, principalmente em bairros da Zona Oeste e Zona Norte.
Bolsões d'água foram registrados na cidade nos seguintes locais: Rua Max Yantok, Rua Demétrio de Tolêdo e Rua Pio Dutra, todos na Ilha do Governador. Equipes da Comlurb foram acionadas para fazer a drenagem das águas nesses pontos.
Segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva ganharam força nas regiões citadas e atingiram com mais intensidade os bairros da Barra da Tijuca e também de Jacarepaguá. As pancadas foram rápidas, com grau forte e moderado.
Ainda segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva mais intensos atuaram sobre as Ilha do Governador e de Paquetá. Previsão de pancadas rápidas de chuva moderada a forte nas próximas horas, acompanhadas de raios.
Houve registro de chuva com 6,2 mm no Recreio e 4,8 mm no Riocentro, entre 19h30 e 19h45. Também houve registro de chuvas em outras regiões da Zona Oeste. Já em Santa Cruz choveu forte, entre 19h00 e 19h15, cerca de 8,6 mm. Também há registro em Sepetiba e Campo Grande.

O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.
Orientação

Nesse estágio, o Centro de Operações recomenda que a população siga sua rotina, mas se mantenha atenta. Para isso, é possível acompanhar a previsão do tempo no site Alerta Rio, onde também são divulgadas atualizações. As redes do COR também podem atualizar a situação das chuvas.
O COR reforça ainda a importância do cadastro no serviço de alerta da Defesa Civil para todos os moradores da cidade. A inscrição é simples, basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. O serviço é gratuito.
O aplicativo do COR.Rio está disponível nas lojas de aplicativos para Android e IOS. Em caso de emergências, use os telefones 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).