Rio - Uma parceria entre os cursos de Odontologia e de Direito da Unigranrio-Afya oferece atendimento odontológico gratuito a vítimas de violência física. A ação, voltada para mulheres e população LGBTQIA+, acontece às quartas-feiras, das 17h às 21h, na unidade Barra, na Zona Oeste, e às quintas-feiras, das 8h às 11h30, na unidade de Caxias, na Baixada.
Para além dos serviços odontológicos, o projeto atua com uma equipe multiprofissional para restaurar não só a estética paciente, mas também auxiliar a recuperação psicológica e social. O objetivo é, também, estimular a participação e qualificar alunos para o atendimento destes casos, trazendo conhecimento, prevenção e auxílio jurídico aos atendidos.
"Além de oferecer um serviço de tremenda importância à comunidade, esse projeto é extremamente relevante na nossa formação como alunos, desenvolvendo habilidades técnicas e sociais e estando mais próximo da realidade extramuros. Fazer parte do desenvolvimento desse trabalho agrega em mim, como aluno da graduação, não apenas o conhecimento, mas a formação humana que todo profissional da saúde precisa ter", diz Walas Cazassa, aluno do curso de Odontologia.
De acordo com a instituição, a iniciativa, comandada pela clínica de traumatismo dentário e pelo Núcleo de Acolhimento de Minorias, Mulheres e População LGBTQIA+, é derivada de uma iniciação científica, cujo foco é acolher vítimas de violência. O serviço também integra um projeto de extensão que visa beneficiar a população. O programa ainda conta com a parceria do Centro de Cidadania LGBT Baixada 1, de Duque de Caxias.
A Unigranrio-Afya fica na Avenida Ayrton Senna, 2200, na Barra da Tijuca. O agendamento pode ser feito pelo (21) 3219-4040. Outras informações pelo telefone (21) 3219-4040.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.