Moradores vivem rotina de violência e medo devido aos confrontos no Morro do FubáReprodução/Redes Sociais

Rio - Moradores do Morro do Fubá, na Zona Norte, vivem mais um dia de tiroteio em meio a disputa de território entre facções de traficantes que ocorre na região. De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, a troca de tiros começou intensa no início da tarde desta quinta-feira (27). Segundo relatos publicados nas redes sociais, as ruas da comunidade estão desertas em meio a guerra.

“Não tem uma alma viva no Morro do Fubá, cidade fantasma”, disse um internauta. “Clima tenso, cadê a segurança dos moradores?”, questionou outro. De acordo com testemunhas, há rajadas de tiros frequentes por mais de 30 minutos.
A região vive uma disputa de território desde o ano passado entre traficantes do Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP). Ao todo, diversas comunidades das zonas Norte e Oeste estão vivendo cenários de guerra. Isso porque as favelas que têm forte influência de milicianos têm sido palco de invasões do Comando Vermelho, que pretende expandir pontos de venda de drogas pelo Rio. E, por isso, os integrantes do TCP se juntaram com os paramilitares para expulsar bandidos da outra facção, que conseguiram invadir partes desses locais.
Procurada, a Polícia Militar informou que disparos de arma de fogo foram ouvidos no alto da Comunidade do Fubá, no Campinho, na tarde desta quinta-feira (27). De acordo com a corporação, o comando do 9° BPM (Rocha Miranda) reforçou o policiamento nas imediações e, até o momento, não houve registro de ocorrência envolvendo as equipes policiais.