Policiais realizam quase 20 operações simultâneas em diversos pontos das zonas Norte, Oeste e Região MetropolitanaDivulgação / PMERJ

Rio - Após o fim do feriado do Dia do Trabalhador, diversas comunidades da capital e da Região Metropolitana amanheceram com operações da Polícia Militar (PM). Segundo a PM, na manhã desta terça-feira (2), foram realizadas 18 operações em diversos pontos do Rio.

Na Zona Norte, policiais do 41° BPM (Irajá) fizeram incursões nas comunidades do Trem, Juramento, Ficap, Beira Rio e Az de Ouro, além dos complexos do Chapadão e da Pedreira. Os militares do 9° BPM (Honório Gurgel) atuaram nas comunidades Faz Quem Quer, Congonha e Cajueiro. No Juramento, um homem armado foi preso.
Já na Congonha, um fuzil modelo AK-47 e grande quantidade de entorpecentes foram apreendidos pelos policiais na área de mata da comunidade. Não houve confronto durante a ação.
A comunidade da Ficap, que fica entre os bairros da Pavuna e Jardim América, tem sido alvo constante das forças de segurança do Estado. O local é um dos principais pontos da Zona Norte onde há receptação de cargas e veículos roubados. Na última semana, uma grande quantidade de remédios roubados foi apreendida pela PM na região.

Já na Zona Oeste, as ações do 14° BPM (Gericinó) aconteceram nas comunidades da Vila Kennedy e da Chacrinha. A equipe do 31° BPM (Recreio) aturaram no Morro do Banco, no Itanhangá. Houve relatos de tiros na favela da Chacrinha, na Praça Seca. A PM não informou se houve confronto na região, mas confirmou que agentes estiveram em operação no local. Na Vila Kennedy um criminoso foi preso com uma pistola, um rádio transmissor e drogas. 
Na Região Metropolitana, os policiais do 21° BPM (São João de Meriti), estiveram nas comunidade do Dique e da Vila Ruth. Já o 24° BPM (Queimados) realizou uma operação nas comunidades Pelanca, Casinha, Canto do Rio e Campo Lindos. 
Segundo a Polícia Militar, durante a operação no Dique, em Jardim Paraíso, os agentes identificaram quatro suspeitos em um ponto de venda de drogas da região. Os homens foram presos e, com eles, foram apreendidas duas pistolas, um rádio transmissor e grande quantidade de entorpecentes. Os indivíduos foram encaminhados para a 64ª DP e ficarão à disposição da Justiça.
Reflexo das operações
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), na Vila Kennedy, na Zona Oeste, 10 unidades escolares foram impactadas e 3.222 alunos ficaram sem aula. Nas comunidades Faz Quem Quer, Congonhas e Chacrinha, uma escola foi impactada em cada região e 283 alunos foram afetados. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os Centros Municipais de Saúde (CMS) Alberto Borgerth e Sylvio Frederico Brauner, na Zona Norte, e o CMS Newton Bethlem, na Zona Oeste, atendem à população, mas as atividades externas estão suspensas.