A região da favela da Muzema, no Itanhangá, Zona Oeste do Rio, tem sido palco de guerra entre traficantes e milicianosAlexandre Brum/Arquivo/Agência O Dia

Rio - Três homens foram mortos a tiros na localidade conhecida como Siri, nas proximidades da área de mata da comunidade da Muzema, na Zona Oeste, nesta sexta-feira (5). De acordo com relatos das redes sociais, as mortes podem ter relação com a guerra entre o tráfico e a milícia por disputa de território na região.

Segundo a Polícia Militar, agentes do 31ºBPM (Recreio dos Bandeirantes) foram acionados para verificar a ocorrência. No local, os três homens foram encontrados já sem vida. De acordo com relatos de moradores da comunidade, foi possível ouvir mais de 20 tiros na região. A plataforma OTT, registrou tiroteio no local por volta das 10h30. 
Os homens foram mortos próximo a uma área de mata da Muzema - Divulgação
Os homens foram mortos próximo a uma área de mata da MuzemaDivulgação
Segundo a Polícia Civil, a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada. Uma das vítimas foi identificada como Feliciano da Silva Almeida. Agentes realizam diligências para apurar a identidade dos outros dois homens, bem como a autoria e a motivação do crime.

A Muzema, assim como Gardênia Azul e Rio das Pedras, tinha forte domínio de grupos paramilitares por anos, mas tem sofrido invasões frequentes da facção Comando Vermelho (CV), que tem comandado as comunidades. O objetivo da organização criminosa é expandir os pontos de vendas de drogas pela Zona Oeste e aumentar a área de controle do tráfico. Por conta disso, moradores convivem com uma intensa rotina de violência devido aos constantes confrontos e operações.