Corregedoria da PM cumpriu mandados prisão contra os quatros agentes investigados por estupro na última segunda-feira (1º)Reprodução

Rio - O Ministério Público do Rio (MPRJ) denunciou cinco policiais militares investigados pelo estupro de uma jovem de 18 anos durante uma abordagem em Saquarema, na Região dos Lagos. No documento, o órgão também pede a prisão preventiva de quatro suspeitos e suspensão das atividades de um dos agentes. No último dia 1º, a Corregedoria da Polícia Militar já havia cumprido mandados de prisão contra os quatro agentes investigados. Três policiais foram presos em Araruama e no município onde o crime teria ocorrido, enquanto o quarto suspeito se apresentou na 4ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar, em Niterói.
De acordo com a denúncia, o cabo Gerson Jucá Quirino Rolim de Paula violentou sexualmente  a vítima, se valendo da condição de policial militar. Além disso, a torturou com agressões físicas e psicológicas. Outros agentes da guarnição também foram denunciados por agir com indiferença e não tomar atitudes para coibir a violência sexual. São eles: o segundo sargento Diogo Viana Lourenço, o cabo Alexsander Moreira de Simas e o cabo Sinclair Marinho Antunes Corecha.
Por fim, o MPRJ também denunciou o Primeiro Tenente Thiago Fernandes dos Anjos, que era comandante da guarnição, mas havia abandonado o posto sem que houvesse a ordem de superiores. O órgão entende que ele não cumpriu o dever de vigiar os companheiros e, por isso, pede que ele seja suspenso das atividades até o fim do processo.
"O denunciado De Paula permaneceu sozinho com a vítima por cerca de 20 minutos sem que os denunciados Lourenço, Simas e Corecha, mesmo diante das agressões já praticadas pelo denunciado De Paula contra a vítima, tenha tomado qualquer cautela para garantir-lhe a integridade física, descumprindo, assim, com seu dever legal de cuidado e proteção para com esta", diz a denúncia do MPRJ.
Relembre o caso
Policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) foram denunciados por uma jovem, de 18 anos, que os acusa de estupro e agressão após uma abordagem em um bar no último dia 26, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio.
Na denúncia, a vítima relata que estava com uma amiga no momento em que foi abordada pelos agentes. Elas teriam sido conduzidas ao DPO de Saquarema e depois levadas para um local deserto no bairro de Vilatur, onde um dos PM teria estuprado uma das jovens.
Apesar da vítima identificar apenas um dos policiais como autor do estupro, os demais podem ser condenados pelo mesmo crime. Gerson Jucá, Diogo Viana, Alexsander Moreira e Sinclair Marinho foram presos pela Corregedoria da PM na última segunda-feira, dia 1º.
De acordo com as investigações da 124ª DP (Saquarema), a vítima realizou um exame nessa semana que comprovou lesões decorrentes de uma relação sexual que a jovem teve recentemente. Apesar do resultado, o delegado André Luiz Bueno, titular da distrital, explicou que ainda não é possível garantir que houve um estupro, apesar dos fatos derem indícios para a hipótese.