Sérgio Cabral alcançou a marca em dois meses desde a criação do perfilDivulgação

Rio - O ex-governador Sérgio Cabral publicou um vídeo no Instagram, na noite desta sexta-feira (6), comemorando a marca de 20 mil seguidores no Instagram. O perfil foi criado no início de março logo após a Justiça derrubar algumas medidas cautelares em sua prisão domiciliar, como a obrigatoriedade de permanecer em casa no período noturno, apesar disso, ele ainda permanece com tornozeleira eletrônica.

No post, Cabral agradeceu aos internautas por o acompanharem na rede. "Queria dar um beijo no coração de cada um e de cada uma que nos segue. Obrigada 20 mil amigos, amigas, seguidores, seguidoras, um bom final de semana (sic)", disse.

O perfil conta com uma breve descrição dos cargos públicos que Sérgio Cabral já ocupou. Além disso, em sua primeira publicação, o ex-governador apareceu anunciando o início de um relacionamento com o público, e falou que encontrou forças para superar os seis anos que passou na prisão através da Bíblia. "Houve muitos momentos em que eu estava sozinho na cela, sem ninguém, e ali na Bíblia eu encontrava muitas palavras de sabedoria para continuar em frente, e orando para Deus para que me desse força e resiliência".

Cabral também já indicou livros antirracistas no perfil e costuma postar sua rotina de leitura além de abordar temas de repercussão.

Saída da prisão

Após seis anos de prisão e quase três meses em domiciliar, Sérgio Cabral recebeu a progressão para o cumprimento apenas de medidas cautelares, no início de fevereiro, após decisão dos desembargadores da 1ª Seção Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. O governador cumpria a prisão em casa desde dezembro, quando a condenação no processo da Operação Calicute, que o sentenciou a 45 anos, foi revogada.

Atualmente, Cabral faz uso de tornozeleira eletrônica e é obrigado a realizar comparecimento mensal à Justiça. Além de não ter mais de dormir em casa, Cabral também pode viajar em território nacional, desde que essa viagem não ultrapasse o período de uma semana.

As viagens internacionais seguem impedidas e o governador precisará, inclusive, entregar seu passaporte às autoridades. A restrição deve ser incluída no sistema internacional de fluxo de pessoas da Polícia Federal.

Outra medida cautelar que segue em vigor é a proibição de que o ex-governador promova qualquer festa ou eventos sociais em casa.