Balão caiu próximo da pista enquanto avião pousavaReprodução/Aviation TV

Rio - A queda de um balão próximo à pista de pouso e decolagem atrasou a aterrissagem de um avião no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, na manhã deste domingo (7). O momento foi registrado em uma transmissão ao vivo da plataforma Aviation TV, bem como um diálogo entre a torre de controle do terminal e o piloto da aeronave que se aproximava. 
Nas imagens, um avião aparece pousando, quando um balão se aproxima, em queda. Em seguida, a torre de controle orienta o voo que iria aterrissar depois. "Tem um balão caindo aqui. O senhor mantenha a posição e aguarde para aproximar, ok?" diz o agente e o piloto da aeronave responde em tom de brincadeira. "Maravilha, hoje é dia. Vai aguardar". Confira abaixo. 
Soltar balões livres não tripulados sem a devida autorização e coordenação é crime, que pode ser enquadrado tanto no Art. 261 do Código Penal Brasileiro, por colocar em risco a segurança do tráfego aéreo, quanto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal no 9605/98), que prevê multa e pena de até três anos de prisão.
Campanha Balão Mata
No último dia 22, um enorme balão foi visto pelas praias de Botafogo e do Flamengo, na Zona Sul, na rota de voo do Aeroporto Santos Dumont. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), dependendo da massa do balão e da velocidade da aeronave, o impacto da colisão pode chegar a 250 toneladas. Na ocasião, um avião chegou a desviar do objeto e fez a curva perto do Pão de Açúcar.
No dia 16 de abril, outro balão também caiu, dessa vez sobre a subestação de energia elétrica da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, bem perto dos equipamentos e barramentos energizados da unidade, que abastece toda a estação da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). A queda quase interrompeu a produção de água para mais de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio.
Para conscientizar a população sobre os riscos de soltar balões, o Corpo de Bombeiros lançou a campanha Balão Mata, que em todas as quartas-feiras divulga vídeos reais sobre as consequências trágicas da prática nas redes sociais oficiais da corporação. A iniciativa conta com a parceria da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que vai intensificar as investigações relacionadas à atividade criminosa, principalmente com a proximidade das festas juninas.

No Brasil, segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (FAB), cerca de 100 mil balões são soltos a cada ano e o estado do Rio está entre os líderes de avistamentos de balões não tripulados de ar quente. Para denúncias sobre comercialização, confecção ou soltura do objeto, a população pode recorrer ao Disque-Balão: (21) 2253 1177 (capital), 0300 253 1177 (interior) ou pelo WhatsApp (21) 99973 1177.