Festival Gastronômico - Shopping DowntownDivulgação

Rio - O que antes se resumia a festas rurais, onde a comida era o tema central para reunir as comunidades em época de colheitas, hoje são festivais gastronômicos mais elaborados.  O costume vai além de agradecer uma boa colheita ou enaltecer um produto típico da região: são formas de movimentar o turismo no Estado do Rio e no país, gerando emprego e renda.

Responsável pelo conhecimento que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados, a gastronomia é o 3º principal impulsionador de viagens no mundo e uma forte tendência para o turismo global, de acordo com o Estudo sobre Tendências do Turismo Gastronômico - Brasil 2030, do Ministério do Turismo.

O presidente do HotéisRIO e conselheiro da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, comemora o fomento ao turismo provocado pelos eventos do calendário.
“Tivemos uma temporada com o turismo aquecido. Os feriados de abril e maio incrementam o fluxo de visitantes. A tendência é manter bons números de ocupação, já que os meses de maio e junho são de alta demanda para os destinos serranos e um período de muitos festivais gastronômicos em todo estado. As perspectivas são muito positivas para o setor de turismo.”

O Estado do Rio de Janeiro, além da enorme diversidade turística, apresenta um universo gastronômico repleto de sabores característicos das suas regiões tão diversas. Confira opções de festivais gastronômicos que acontecem no estado.

Sabores da Roça Downtown – Barra da Tijuca / Capital
Em sua 3ª edição, o evento gratuito, pet friendly  e de classificação livre termina neste domingo (14), e reúne cerca de 30 pequenos produtores rurais da Região Sudeste, oferecendo produtos típicos da roça.  O destaque vai para a Cozinha Gourmet, com oficinas culinárias. 
Onde: Downtown, na Praça Central - Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca.  
Festival Gastronômico Origens – Do Campo à Mesa - Teresópolis
Até 3 de junho, o festival acontece com o objetivo de valorizar a agricultura e produtores da região, além de fomentar o mercado gastronômico e turístico da cidade. Sua função é também resgatar o orgulho e pertencimento daqueles que movimentam toneladas de alimentos para a cidade e todo o Estado do Rio. O que não faltam são ingredientes dos mais variados para a criação dos pratos do festival, todos produzidos em Teresópolis.

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana, é a mais alta do estado. Une a beleza de sua vegetação com o charme da gastronomia requintada, atrativos culturais, muita história e oportunidades de compras.
Informações no perfil @pologastronomicoteresopolis, no Instagram.

Festa do Pinhão e Concurso Gastronômico - Visconde de Mauá
São dois eventos em um, que acontece entre os dias 19 a 21 de maio. A Festa do Pinhão é aberta ao público, na sede da Vila de Mauá, com programação variada, que inclui shows, missa campal, barracas com opções de comidas típicas que utilizam a semente da araucária, passeio ciclístico, torneios, parque de diversão e muito mais.
Já no concurso gastronômico, serão servidos pratos à base de pinhão nos principais restaurantes da cidade, que concorrerão ao prêmio de melhor entrada, prato principal e sobremesa. A avaliação ficará a cargo de chefs consagrados, assim como por um júri popular, mediante pagamento de taxa.
Maio já começa a queda dos pinhões das inúmeras araucárias que adornam as montanhas de Visconde de Mauá, na Região das Agulhas Negras, conhecida pelas montanhas, pelo aconchego de sua rede hoteleira e que, nesse período, se transforma na capital nacional do pinhão.

Festival Gastronômico Delícias do Vale do Café
De 19 a 28 de maio, acontece a 2ª edição do Festival Gastronômico Delícias do Vale do Café. O evento reunirá os seguintes municípios que compõem o Vale do Café: Valença, Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul e Rio Claro, além dos distritos Ipiabas e Conservatória. Mais de 80 estabelecimentos gastronômicos participarão do festival, entre cafeterias e restaurantes, fazendas históricas e produtores, além de artesãos.

Nos dois fins de semana (de 19 a 21/05 e 26 a 28/05) o festival promove o Delícias na Praça, iniciativa realizada alternadamente na Praça da Matriz, em Conservatória, distrito de Valença, e na Estação Ferroviária de Vassouras. No espaço, haverá exposição e venda de artigos dos produtores da região, artesanato e apresentações musicais, além de degustação de produtos/serviços dos patrocinadores. O Delícias na Praça também contará com uma programação de shows gratuitos.
Serra Wine Week – Petrópolis
O maior festival de vinhos da Região Serrana, o Serra Wine Week, acontece de 1º a 18 de junho, em Petrópolis. Em sua 13ª edição, o evento, inspirado nos circuitos gastronômicos internacionais, tem o objetivo de unir duas forças importantes da região serrana: a gastronomia e os passeios.
São quatro eventos em um:  Nos Restaurantes – onde o cliente degusta uma carta diversificada a preços promocionais; Tasting – aberto ao público para degustação de cerca de 100 rótulos, em lugares charmosos da cidade; Mercado de vinhos – grande feira para importadores e lojistas locais venderem a bebida a um baixo custo; e Jantares Harmonizados – promovido pelos restaurantes inscritos da região, onde algum prato é harmonizado com um vinho do evento.
Onde se hospedar
Para quem não quer fazer um bate-volta, é bom planejar também onde passar o fim de semana. Seguem algumas dicas de locais que pertencem à Associação de Hotéis Roteiros de Charme, uma entidade privada sem fins lucrativos que seleciona seus membros segundo critérios de conforto, qualidade de serviços e responsabilidade socioambiental.
Hotel Rosa dos Ventos - A 130 km do Rio, na Mata Atlântica e em plena Serra do Mar. O clima ameno oferece uma temperatura média de 7 a 10 graus abaixo da registrada na capital. Em Teresópolis.

Pousada Mauá Brasil (Visconde de Mauá)
Vista privilegiada para os vales e montanhas da Serra da Mantiqueira. A pousada fica a 1.100m de altitude. Nos seus jardins, araucárias, manacás, ipês e árvores nativas, além de um lindo Olival. Em Visconde de Mauá.

Hotel Capim Limão
Situado em meio a um bosque de Pinheiros. Um dos destaques é uma adega climatizada com rótulos das melhores regiões do mundo, que podem ser apreciados junto à lareira. Em Itaipava.

Hotel Solar do Império
Em sua área de lazer, o hotel oferece SPA com piscina ao ar livre ou aquecida e coberta, saunas, banheiras de hidromassagem, equipamentos de fitness e salas de massagem. Em Petrópolis.