Rio - Uma tromba d'água atingiu, na manhã desta sexta-feira (12), a Lagoa das Amendoeiras, em Maricá na Região Metropolitana. O fenômeno atípico assustou os moradores do bairro de São José do Imbassaí.
Um homem gravou o momento em que a tromba d'água se formou. Nas imagens, é possível ver uma grande nuvem cilíndrica em movimento pela lagoa, deixando a água agitada.
Tromba d’água em Maricá assusta moradores da região.
Ao DIA, a meteorologista Marlene Leal explicou sobre a diferença entre tromba d'água e tornado. "Eles tem o mesmo processo de formação e desenvolvimento, mas a nomenclatura muda de acordo com o local da ocorrência. Sobre uma região oceânica é tromba d'água, sobre um continente é tornado", disse.
Procurada, a Defesa Civil de Maricá informou que a tromba d'água se formou na base de nuvens cumulonimbus, que são mais espessas, e se desenvolvem devido à variação do vento em altitude. Ainda de acordo com o órgão, não foi registrada nenhuma ocorrência ou incidente na cidade.
Nas redes sociais, pessoas comentaram sobre o episódio inusitado. "Percebi uns ventos repentinos. O céu estava muito escuro e a chuva veio em seguida", disse uma mulher. Outra internauta disse que o fenômeno é interessante, mas assusta: "Gostaria de ter visto e fazer um vídeo maravilhoso. É lindo, mas é assustador".
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), este tipo de evento costuma apresentar ventos menos intensos em relação aos registrados por tornados. Mesmo assim, as trombas d’água podem representar perigo, sobretudo ao atingirem embarcações ou quando avançam às margens e passam a atuar em terra firme.
*Reportagem do estagiário Leonardo Marchetti, sob supervisão de Thiago Antunes
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.