Bernadete Augusto dos Santos, de 82 anos, morreu ao ser arremessada de ônibus Reprodução/TV Globo
Corpo de idosa arremessada de ônibus será sepultado no Cemitério da Penitência, no Caju
Velório de Bernadete Augusto dos Santos, de 82 anos, terá início às 13h, na Capela 9. A 17ª DP (São Cristóvão) investiga as causas do acidente
Rio - O corpo da idosa Bernadete Augusto dos Santos, de 82 anos, será sepultado às 16h de quarta-feira (17), no Cemitério da Penitência, no Caju. O velório está previsto para começar às 13h, na Capela 9. A idosa, que era cadeirante, morreu após ser arremessada de um ônibus da linha 209, que faz o trajeto Caju x Candelária, na noite de domingo (14). A vítima e filha Solange Pedro dos Santos, que também ficou ferida no acidente, voltavam da Feira de São Cristóvão, onde passaram o dia comemorando o Dia das Mães.
Segundo informações, durante o percurso a porta do ônibus se abriu em uma curva feita em alta velocidade, lançando mãe e filha para fora do veículo. Bernadete e Solange foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) a idosa não resistiu aos ferimentos e morreu na segunda-feira (15), enquanto Solange teve alta médica.
Falha em aparelho de segurança do ônibus
Nesta terça-feira (16), parentes estiveram no Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, no Centro, para liberar o corpo da vítima. Segundo o filho da idosa, Ademir Pedro dos Santos, o cinto de segurança que deveria ter prendido sua mãe e evitado que a cadeira de rodas se deslocasse não estava funcionando.
Ainda segundo Ademir, a Braso Lisboa, responsável pelo ônibus onde o acidente aconteceu, não prestou assistência aos parentes enquanto Bernadete e Solange ainda estavam internadas.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) também lamentou o ocorrido e informou que vai oficiar o consórcio responsável para que preste esclarecimentos e os procedimentos adotados. "A SMTR informa ainda que vai reforçar a fiscalização nos ônibus da linha 209, envolvida neste acidente".
O caso está sendo investigado pela 17ª DP (São Cristóvão). "Agentes realizam diligências para esclarecer as circunstâncias do acidente e elucidar os fatos", informou a Polícia Civil.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.