Roberto Medronho e Cássia Turci são aplaudidos em eleição de lista tríplice da UFRJAna Marina Coutinho/SGCOM/UFRJ

Rio - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encaminha nesta terça-feira (16) as listas tríplices para reitor e vice-reitor da instituição ao Ministério da Educação (MEC) para homologação. A nomeação será feita pela Presidência da República. Os nomes indicados para a vice-reitoria também são enviados para Brasília, mas a escolha é realizada pelo reitor. 
O colégio decidiu em favor do professor Roberto Medronho, com 87 votos, e da professora Cássia Turci, 85 votos, como os primeiros nomes das listas de reitor e vice-reitora, respectivamente. A chapa '10 UFRJ para Todos' já havia sido eleita pela comunidade universitária no dia 28 de abril. Medronho é epidemiologista, compositor e professor da Faculdade de Medicina Roberto Medronho. Cássia Turci é decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). 
Em segundo lugar para reitor ficou Walter Suemitsu, com dois votos, e em terceiro, Luiz Eurico Nasciutti, com um voto. Na lista para a vice-reitoria Flávio Martins ficou em segundo lugar, com dois votos, e Afrânio Barbosa, em terceiro, com um voto.
A lista foi composta nesta manhã pelo Colégio Eleitoral da UFRJ, em sessão conjunta do Conselho Universitário (Consuni), Conselho de Ensino de Graduação (Ceg), Conselho de Curadores (Concur), Conselho de Ensino para Graduados (Cepg) e Conselho de Extensão Universitária (CEU). O Colégio conta com pelo menos 70% dos docentes. 
A votação começou, às 10h, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ) e presidida pelo reitor em exercício, Carlos Frederico Rocha, que parabenizou a nova Reitoria eleita. O voto foi aberto e uninominal, de forma que cada conselheiro falou ao microfone um nome para reitor e outro para vice. 

A cerimônia de posse da nova reitoria é organizada pelo MEC em Brasília e, depois, a UFRJ realizará cerimônia de transmissão de cargos, no Rio, para início do mandato que segue até 2027. A universidade informou que a nomeação é esperada para junho e a posse para julho, mas as etapas podem ser antecipadas pelo MEC, já que o cargo de reitor está vago desde a saída de Denise Pires de Carvalho para a Secretaria de Educação Superior. Desde então, Carlos Frederico Rocha permanece como vice-reitor, no exercício da Reitoria.