Navio graneleiro True Conrad levava minérios de ferro para SingapuraReprodução

Rio - Um navio graneleiro que transportava minério de ferro com destino à Singapura se envolveu em um incidente próximo ao Porto de Itaguaí, na Baía de Sepetiba, na quarta-feira passada (10). A embarcação continua no local até esta terça-feira (16) sob supervisão do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Identificado como True Conrad, o navio está a serviço da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O Inea informou que a embarcação perdeu o leme quando saía do Porto de Itaguaí pelo canal de acesso, colidindo com o talude, o que danificou uma parte de seu casco.
O Instituto acrescentou que foi informado sobre o incidente apenas na tarde desta segunda-feira (15). A embarcação foi rebocada até a barra, onde encontra-se fundeada e onde estão sendo realizados os reparos e atividades necessárias para restabelecimento da sua flutuabilidade.
Segundo o Inea, uma vistoria já foi realizada no local junto com a Capitania dos Portos. As equipes continuam na região para acompanhamento e avaliação do cenário. O órgão ambiental estadual também notificou a siderúrgica solicitando maiores esclarecimentos sobre o caso.
De acordo com informações obtidas pelo Instituto junto à Capitania dos Portos, não houve vazamento de óleo, nem de combustível.