Homem estava foragido há mais de 20 anos; ele foi preso por agentes da Deam de Nova FriburgoReprodução

Rio - Um homem de 48 anos, acusado de matar a mulher enforcada, foi preso na manhã desta terça-feira (23) em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Ele era considerado foragido da Justiça há mais de 20 anos.
A prisão foi realizada por agentes da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Nova Friburgo. O homem foi encontrado na Avenida José Pires Barroso, próximo a um posto de gasolina, no bairro de Olaria. De acordo com a Polícia Civil, o acusado estava com um mandado de prisão condenatória em aberto, expedido pelo 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, pela prática do crime de homicídio qualificado por motivo fútil.
Segundo a instituição, no dia 6 de outubro de 1998, o homem assassinou a namorada por asfixia. O fato ocorreu em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, tendo o réu sido julgado e condenado à revelia, visto que fugiu do local do crime e permaneceu foragido até então.

Durante o andamento do processo, a Justiça decretou a prisão preventiva em 2008. Em 2012, o criminoso foi condenado.
A Polícia Civil conseguiu determinar que o homem se mudou para Nova Friburgo, ficando escondido na cidade por mais de 20 anos. Através de um trabalho de inteligência realizado pelos agentes da Deam do município, o acusado foi encontrado e preso. Ele não ofereceu resistência.
Caso o mandado de prisão não fosse cumprido até o ano que vem, o homem seria considerado impune pelo decurso do tempo. Cumpridas as formalidade legais, o autor foi encaminhado para o sistema prisional.