A última participação do ator em novelas foi em 2022, quando ele interpretou um soldado filisteu na novela "Reis", da Record TV. Jeff é natural de Araranguá, no sul de Santa Catarina, mas morava no Rio para seguir a carreira de atorReprodução/Redes Sociais

Rio - A casa onde o corpo do ator Jefferson Machado Costa foi encontrado nesta segunda-feira (22), em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, foi alugada por um amigo de Jeff, que poderia ser considerado um dos suspeitos do crime. A informação foi passada ao DIA por Cíntia Hilsendeger, amiga de infância da vítima.
O corpo do ator, que estava desaparecido desde janeiro, estava dentro de um baú que pertencia a ele próprio e que foi retirado de sua casa no dia do assassinato. O cadáver foi encontrado com sinais de brutalidade, estando com as mãos amarradas e enterrado em um terreno na Rua Itueira. Segundo Cíntia, o suspeito do crime alugou a residência no ano passado e usou os pertences da vítima para cometer o homicídio.
"A casa onde o corpo foi encontrado foi alugada pela última pessoa que esteve com ele. É o alegado assassino, o homicida, suspeito. Esse rapaz alugou essa casa em dezembro do ano passado e o Jefferson foi encontrado enterrado no pequeno terreno dessa casa. Ele foi assassinado em casa, colocaram dentro do baú dele, transportaram no carro do Jefferson e levaram para essa casa. Enterraram a dois metros de profundidade", disse a amiga.
Imagens divulgadas pela Polícia Civil mostram que os agentes tiveram dificuldades para desenterrar o baú onde o corpo do ator estava, pois o mesmo estava abaixo de um concreto. A identificação do cadáver foi confirmada por meio das impressões digitais nesta quarta-feira (24).
Cíntia disse que os familiares e amigos de Jeff não deixaram de acreditar que ele poderia ser encontrado com vida. Mesmo sem a notícia que esperavam, houve um alívio pelo fato de encontrar o corpo para poder realizar um funeral digno.
"Esse tempo do desaparecimento dele foi muito angustiante. A família sempre esteve na incógnita de onde ele estava, se ele morreu, se ele sofreu ou se ele estava vivo. Os familiares sempre tinham uma esperança porque nós víamos na TV alguém que ficou sequestrado seis ou sete meses e depois foi encontrado. Hoje foi um alívio por um lado e uma tristeza pelo outro. Agora é fechar uma etapa desse capítulo. Vamos fazer um fim digno para o Jefferson. Um funeral digno e bonito como ele merece e como ele era", disse.
O ator e a esteticista, que atualmente mora em Portugal, eram amigos de infância. Ambos se conheceram na cidade de Araranguá, em Santa Catarina, por meio do irmão de Jefferson, que faleceu em 1993 em um acidente de carro. O tempo passou, ambos seguiram suas vidas, mas voltaram a se comunicar rotineiramente em 2017 por meio das redes sociais. Para Cíntia, o amigo representava alegria, perseverança e fé. 
"Desde 2017, nós estávamos muito ligados. Era uma amizade sincera. Não era de faz de conta. Falávamos coisas um para o outro, compartilhávamos segredos e chamávamos a atenção um do outro se fosse necessário. Era uma amizade legal e divertida. Ele era uma pessoa humilde de muito bom coração. Ele não tinha maldade e nem via maldade nos outros. Era um cara divertido, bom astral, sempre tinha uma palavra amiga ou um conselho de apoio. Ele estava se dedicando a vida de ator. Ele ia atrás dos sonhos dele. Um cara muito dedicado, organizado, muito amigo dos animais. Ele representava alegria, sucesso, perseverança e fé", destacou a amiga.
A família de Jefferson chegou no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (24) para fazer o reconhecimento do corpo e os trâmites legais para transportar o corpo para Santa Catarina. A última participação do ator em novelas foi em 2022, quando ele interpretou um soldado filisteu na novela 'Reis', da TV Record. 
O caso é investigado pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA). De acordo com a Polícia Civil, diligências seguem para apurar a autoria e a motivação do crime.