Vinicius JuniorAFP

Rio - A Câmara Municipal dos Vereadores do Rio aprovou, nesta quarta-feira (24), o título de Cidadão Carioca para Vinícius Junior, conferido a personalidades que tenham contribuído para a melhoria da qualidade de vida não só dos cariocas, mas aos cidadãos do Brasil e do mundo. O atleta foi vítima de ataques racistas, no domingo (21), em um jogo válido pelo Campeonato Espanhol, contra o Valencia 
Na terça-feira (23), os vereadores propuseram uma Moção de Solidariedade e Apoio ao jogador e apagaram as luzes do palácio Pedro Ernesto para marcar posição na luta contra o racismo. Ao todo, foram assinatura de 46 parlamentares para que título fosse aprovado. 
Vinícius Jr. tem sido alvo de ataques racistas ao longo de sua passagem pelo futebol espanhol. No jogo, Vini acusou parte da torcida do Valencia de chamá-lo de "macaco" no segundo tempo. O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos. Nos momentos finais, o brasileiro foi expulso após dar um tapa em um adversário. O comitê disciplinar da Liga, no entanto, anulou a expulsão por entender que o árbitro de VAR foi tendencioso.
Segundo levantamento do site de notícias 'UOL', Vini Jr sofreu ataques racistas nove vezes em um intervalo de 2 anos e 7 meses, desde que se tornou a maior estrela do time do Real Madrid.