Palácio TiradentesDivulgação

Rio - O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), reabre suas portas para eventos nesta sexta-feira (26), com o concerto de encerramento da segunda edição do Festival Interativo de Música e Arquitetura (FIMA), no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. A apresentação, feita em parceria com o Ministério da Cultura, será realizada pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, às 17h.
O espaço permaneceu fechado por cerca de três anos e as ações de reparo incluíram a Sala de Apoio às Comissões e o Salão Nobre, ambientes que concentram boa parte do mobiliário original do edifício. Foi feita a prospecção da cor original da pintura das paredes, com a retirada e a análise de várias camadas de tinta. Tacos de madeira faltantes foram recuperados. Foram restaurados mais de 400 itens de metal e quase 50 peças de mobília do palácio.
Pensado especialmente para este concerto, o repertório do festival, que tem o objetivo de celebrar a arquitetura de prédios históricos, dialoga com a história e a arte decorativa da sede histórica da Alerj, que é um dos palácios reverenciados nesta edição. O local é considerado ícone da arquitetura eclética carioca da primeira metade do Século XX, combinando elementos renascentistas e clássicos de diferentes estilos e épocas.
Apresentação especial para alunos

Também nesta sexta (26), às 14h30, o palácio terá concerto sinfônico para alunos e professores do ensino público da Escola Vocacionada à Música (CIEP 485) de Barra Mansa e do Colégio Estadual Júlia Kubitscheck, do Centro Rio.
Serviço
Festival Interativo de Música e Arquitetura (FIMA)
Data: 26/05
Horário: 17h
Local: Palácio Tiradentes, na Rua Primeiro de Março, s/n. Praça XV. Centro