Homem, que não quis se identificar, prestou depoimento nesta sexta-feira (26), na Delegacia de Descoberta de Paradeiros, e saiu correndo Cleber Mendes/ Agência O Dia

Rio - A Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) ouviu durante toda a manhã e início da tarde desta sexta-feira (26) dois homens que podem ter tido contato com o suspeito de envolvimento na morte do ator Jefferson Machado, mais conhecido como Jeff Machado, de 44 anos. Um dos homens prestou depoimento das 8h às 14h15 e saiu da delegacia sem falar com a imprensa. Apressado, a testemunha, que não quis se identificar, disse apenas que "não sabia de nada", mesmo após seis horas de depoimento.
O segundo homem também não quis se identificar para a imprensa e saiu rapidamente da especializada após três horas de depoimento. Segundo pessoas ligadas à DDPA, os investigadores suspeitam do envolvimento de três homens no assassinato, entre eles o produtor de televisão que era amigo de Jeff e inquilino da casa onde o baú com o corpo foi achado, o namorado deste produtor e um pai de santo.
O advogado da família do ator, Jairo Magalhães, afirmou que não Jeff não foi assassinado no local onde o corpo foi encontrado, em um imóvel em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. A defesa disse ainda que todos os indícios dão conta de que Jeff foi assassinado dentro da própria casa.
Vítima será enterrada em Santa Catarina
O corpo de Jeff Machado será sepultado na tarde de sábado (27), no Cemitério Cruz das Almas, na cidade de Araranguá, em Santa Catarina, onde nasceu. Antes do enterro, familiares e amigos de infância vão participar de uma missa às 13h30, no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, na mesma cidade.
Na quinta-feira (25), a mãe do ator, Maria das Dores Estevão Machado, chegou à cidade do Rio de Janeiro para liberar o corpo da vítima. Na saída do Instituto Médico Legal, ela pediu por justiça. "É muito triste um moço vir para o Rio de Janeiro para estudar, fazer jornalismo, cinema e produção, se dedicar ao trabalho de ator. E depois ser encontrado por bandidos, que estão soltos aqui no Rio. Tem que ser feita justiça, e muito rápido", disse.
O que se sabe sobre o caso Jeff Machado?
Apesar da localização dos restos mortais de Jeff, a autoria do crime e o motivo ainda não foram confirmados pela Polícia Civil. Confira o que sabemos até agora sobre o ator e sobre o caso:
Quem era Jeff?
Jefferson Machado Costa, de 44 anos, conhecido como Jeff Costa, morava em Campo Grande, Zona Oeste, mas era natural de Araranguá, em Santa Catarina.
Ator, Jeff teve seu último trabalho em 2022, na novela "Reis", da Record TV, onde interpretou um soldado filisteu.
Jeff cursou direito nos anos 1990, mas decidiu seguir carreira artística. Também trabalhou como jornalista, modelo e produtor. Apaixonado por animais e música brasileira, Jeff era dono de oito cachorros que viviam em sua casa. Os animais tinham nomes de cantores da MPB como João Gilberto, Nara Leão, Tom Jobim, Rita Lee, Vinícius de Moraes e Nando Reis.
O que a polícia sabe sobre a morte
Jeff Machado foi dado como desaparecido no dia 27 de janeiro. O alerta se acendeu após familiares receberem relatos de uma ONG avisando que os cães do ator estariam soltos na rua.
A partir do dia 27, o caso passou a ser investigado pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).
Antes de sumir, o ator teria avisado que faria uma viagem de trabalho para São Paulo
A mãe do ator, responsável pela denúncia, disse estranhou o fato de ator não a responder suas mensagens da forma habitual.
A localização do corpo
Após meses de investigação, o corpo do ator foi encontrado, na última segunda-feira, dentro de um baú de madeira, enterrado a dois metros de profundidade, no quintal de uma casa, na Rua Itueira, em Campo Grande, Zona Oeste.
O local onde o baú foi enterrado havia sido concretado e o baú pertencia ao próprio ator. O móvel fazia parte da decoração da casa onde ele vivia.
Após ser localizado, o corpo do ator foi identificado com auxílio de exames de coleta de digital, nesta quarta-feira (24).
Perguntas que ainda não foram respondidas
A causa da morte do ator ainda não está clara. Devido ao estágio avançado de decomposição, só foi possível identificá-lo por meio das impressões digitais Quem matou o ator, transportou o corpo do ator no baú, enterrou e concretou a dois metros de profundidade na casa da Rua Itueira? O que motivou o autor, ou autores, a cometer tal crime?