Policiais militares realizam operações em comunidades das zonas Norte e Oeste da cidadeBanco de imagens / Agencia O Dia

Rio - Policiais do 18° BPM (Jacarepaguá) realizam, na manhã desta segunda-feira (29), uma operação na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, houve tiroteio na região. A PM também atua em duas comunidades da Zona Norte.
Por volta das 6h30, segundo o Fogo Cruzado, tiros foram ouvidos na região do 15, na Cidade de Deus. O perfil Onde tem Tiroteio (OTT) também informou que às 7h37 houve disparos na Ponte Grande. De acordo com a PM, maconha e cocaína, ainda a ser contabilizadas, foram localizadas em um espaço entre um bar e uma casa, e apreendidas.
No último dia 22, a PM também esteve na Cidade de Deus e dois homens foram presos. Na ação, houve troca de tiros e apreensão de três caminhões de carga e 8.300 pedras de crack. 
Também na Zona Oeste, a equipe do 14° BPM (Gericinó) fez uma operação nas comunidades do Sapo, 48 e Santo André. De acordo com o OTT, às 00h17 foram ouvidos disparos na comunidade do 48. Houve troca de tiros entre a PM e criminosos. Dois homens foram encontrados feridos e foram encaminhados para o Hospital Municipal Albert Schweitzer. Até o momento, não há informações sobre seus estados de saúde. Um fuzil, uma pistola, e dois carregadores foram localizados.
Já na Zona Norte, policiais do 41° BPM (Colégio) atuam no Complexo do Chapadão. Houve troca de tiros entre os policiais e um grupo de homens armados. Até o momento, um fuzil AK-47 foi apreendido. O caso foi registrado na 39ªDP.
A equipe do 3° BPM (Méier) esteve no Morro do 18, em Água Santa. A operação encerrou sem prisões e apreensões.
Na Região Metropolitana, militares do 15° (Duque de Caxias) fizeram uma operação no Morro do Sapo, em Duque de Caxias. Às 5h39 o OTT registrou tiros na região. Procurada, a PM confirmou a atuação dos policiais na comunidade, mas informou que, até o momento, não houve registro de confrontos ou disparos.
Reflexos das operações
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), três unidades escolares foram fechadas no Complexo do Chapadão e 988 alunos ficaram sem aulas. Já na Cidade de Deus, sete colégios não abriram e 2.100 alunos foram impactados.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Clínica da Família Lourival Francisco de Oliveira, na Cidade de Deus, suspendeu as atividades em decorrência da operação que acontece na região.