Os imunizantes contra a gripe seguem disponíveis nas 237 unidades de Atenção Primária das 8h às 17hReginaldo Pimenta/Arquivo/Agência O Dia

Rio - Após apenas 20% da população carioca se vacinar contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio decidiu prorrogar a campanha de vacinação, que terminaria na quarta-feira (31). A taxa deste ano é a menor da cidade desde 2012. 
De acordo com a pasta, a meta é ampliar a cobertura da população e, principalmente, dos grupos prioritários, devido as doenças respiratórias, mais comuns no inverno. "É imprescindível que as pessoas procurem uma unidade de saúde para se vacinar contra a influenza o quanto antes. A vacina previne contra os casos graves e complicações resultantes da gripe, principalmente em crianças e idosos", diz em nota.
Segundo o Observatório Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, até esta segunda (29) 1.358.629 doses foram aplicadas. A expectativa era que 90% da população fosse vacinada durante a campanha que iniciou dia 10 de abril.
À reportagem de O DIA, o infectologista José Pozza Júnior, reforçou que a vacina é uma proteção segura e já usada a bastante tempo.
“As pessoas se preocuparam muito com o Covid-19, e com muita razão, porque o coronavírus é um vírus fora da curva, mas a gente sabe que a influenza já matava muito antes. Então, não é porque você está se protegendo contra uma doença que tem que relaxar em relação a outra", disse.
O especialista explicou também que o imunizante muda todo ano para tentar atender as cepas de vírus mais circulantes no momento. "É uma vacina que é sempre revisada para contemplar os vírus que circularam no ano anterior", disse.
Todas as pessoas a partir de 6 meses de idade, incluindo crianças, jovens e adultos podem se vacinar. Ainda de acordo com a SMS, a vacina contra a Influenza pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos, exceto para crianças de 5 a 11 anos de idade. Esse grupo deve aguardar um período de 15 dias entre as vacinas e priorizar a administração da dose contra Covid-19.

Os imunizantes contra a gripe seguem disponíveis nas 237 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), das 8h às 17h. A vacina também está disponível no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona de domingo a domingo, das 8h às 22h, e também conta com um drive-thru; e em pontos extras pela cidade.


Menor taxa dos últimos anos

A taxa de vacinação contra a gripe deste ano é a menor da cidade desde 2012. No ano passado, por exemplo, a imunização dos idosos chegou a 49,3%, enquanto neste ano apenas 24,1% desse público se vacinou. Em relação às gestantes, o número também teve queda. Em 2022, cerca de 24,1% se vacinaram, e em 2023, foram apenas 14,1%

Com as crianças, a taxa é a menor desde 2017. No ano passado, 28,2% foram vacinados, já neste ano foram 24,1%.