Dia Mundial do Meio Ambiente terá plantio de árvores na Ilha do Governador, na Zona Oeste do RioDivulgação

Rio - Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser comemorado no dia 5 de junho, a Ilha do Governador, na Zona Oeste do Rio, vai receber o plantio de 25 mudas de árvores, sendo cinco baobás e 20 de outras espécies nativas da Mata Atlântica. A ação de voluntariado ambiental será realizada no próximo domingo (4), às 10h, no Corredor Esportivo do Moneró, local com extensa área de lazer para a prática de atividades físicas ao ar livre.

Francisco Abreu Victer, de 22 anos, coordenador do Engenhando a Cidade, um dos projetos à frente da ação voluntária, explica a importância da plantação do Baobá no Corredor Esportivo da Ilha e o que representa a valorização do Dia Mundial do Meio Ambiente.

"O Corredor Esportivo possui um famoso Baobá há décadas. Essa árvore é famosa como um símbolo de fertilidade e é proeminente no folclore africano. Há dois anos, fizemos uma campanha de coleta das mudas desse Baobá e passamos a plantar ao redor. Daquele único Baobá de dois anos atrás, já temos sete. No dia do evento, plantaremos mais cinco, chegando a um total de doze", explica o coordenador.
"A Mata Atlântica era a mata original do Rio de Janeiro, e muitas cronologias e fotografias antigas da Ilha do Governador mostravam que havia muito mais dessas árvores lustrosas. Pensamos que seria uma maneira legal de alinhar a nossa vontade de tornar o bairro mais bonito e chamar atenção para a causa ambiental", completa Francisco.

A ação será aberta ao público, principalmente para jovens e crianças que querem iniciar, de maneira lúdica, a sua ação voltada para a sustentabilidade. Na ocasião, o Polo Cultural Ilha realizará uma ação do Programa "Contação de Histórias" com o tema Meio Ambiente.

Além do Engenhando a Cidade, outras iniciativas também se uniram para realizar a ação de plantio. São elas: Associação de Mulheres da Ilha do Governador (Amuig); Tricolores da Ilha (TDI); Baía Viva, da coluna Soluções e Sustentabilidade, da Nova Brasil; Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador (Acig) e Grupo Desbravadores.
A ação será feita na Avenida Magistério 220, altura do Bosque do Seu Hilário. Ao fim do evento, todos os voluntários poderão solicitar o certificado de Ação de Voluntariado.