José Vinícius foi selecionado para um intercâmbio na EspanhaArquivo pessoal

Rio - Um estudante de programação da comunidade Bom Pastor em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi selecionado para um intercâmbio na Espanha. José Vinícius, 18 anos, é aluno da Mais1Code, escola de programação para jovens da periferia e um dos ganhadores do "Desafio Liga Jovem", patrocinado pelo Sebrae e pelo Instituto Ideias de Futuro. 
O jovem recebeu o convite para participar do concurso por uma de suas professoras, que propôs a ele e seus colegas que se inscrevessem no desafio. "Um coordenador de administração da nossa escola mandou a oportunidade para a nossa professora. Como já éramos conhecidos por participar de alguns concursos, aceitamos nos inscrever", disse José.
A proposta da competição coincidia no desenvolvimento de uma startup, que servisse como solução para um problema social. A equipe do aluno criou a "Refugia", destinada à imigrantes, refugiados e artistas, onde obras produzidas por eles seriam transformadas em sistemas de arquivos (NTFS).
Ainda segundo o estudante, as expectativas com a seleção eram baixas, mas os conselhos dos colegas e mestres o auxiliaram. "Eu não esperava ter ganhado haviam vários projetos importantes e por mais que tenhamos nos dedicado e pesquisado muito, estava meio receoso. O que me ajudou a acreditar foi o fato dos meus colegas do curso validarem a ideia", afirmou.
A final do concurso ocorreu no Bossa Summit, evento de tecnologia que acontece em São Paulo e na oportunidade, ele pôde andar de avião pela primeira vez, "Eu nem imaginava ir pra São Paulo, foi uma experiência surreal pegar um avião pela primeira vez. Me sinto privilegiado por ter feito isso", contou José.
Além disso, terá a viagem internacional, que acontece em junho. Serão 7 dias e ele irá participar do Soul Summit, que é um dos maiores eventos de inovação do mundo, e desta vez será na capital, em Madrid.