Protesto Grito dos Excluídos, na Candelária, Centro do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (07)Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia

Rio - O ato nacional 'Grito dos Excluídos e Excluídas', tradicionalmente realizado no feriado de 7 de setembro desde 1995, terá como tema deste ano as questões do acesso à comida, água e justiça social. A concentração da manifestação desta quinta-feira (7) começará às 9h, na esquina da avenida Presidente Vargas com rua Uruguaiana, em direção à Praça Mauá. A faixa de abertura será carregada pelos familiares de vítimas da violência policial, representantes dos movimentos populares, e excluídos e excluídas, em geral.
A cada ano, o grupo escolhe um tema para estar no centro do debate dos atos e neste ano chegam com a pergunta: "Você tem fome e sede de quê?".
O 'Grito dos Excluídos e Excluídas 2023' tem como objetivo convida a população à reflexão e ação em busca de alternativas para os problemas que brasileiros enfrentam, como a fome e a escassez de água. Atos públicos, celebrações, caminhadas, carreatas, apresentações culturais, cirandas, romarias, lives, seminários, rodas de conversa, oficinas, estão na programação das atividades.
O que é o Grito dos Excluídos
O 'Grito' acontece desde 1995, marcando o 7 de setembro como dia de luta dos excluídos da sociedade por um país independente, com justiça social e vida digna para todos, com acesso a direitos fundamentais, equilíbrio econômico e desenvolvimento da ciência e tecnologia.