Rio - Dois homens, não identificados, foram alvos de uma emboscada e executados a tiros dentro de um carro, na Rua do Império, em Santa Cruz, na Zona Oeste, na tarde desta quarta-feira (6). Segundo informações preliminares, o crime foi motivado pela guerra entre milicianos que disputam territórios na região, também conhecida como Reta da Base. O carro onde estavam as vítimas ficou com dezenas de marcas de tiros. Vídeos publicados em redes sociais mostram o momento exato dos disparos e, na sequência, os criminosos fugindo.
Veja as imagens abaixo:
fotogaleria
Guerra entre milicianos em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, deixa mais duas pessoas mortas na Rua do Imério, mais conhecido como Reta da Base, na tarde desta quarta-feira (6).#ODia
Segundo a Polícia Militar, uma equipe do 27°° BPM (Santa Cruz) foi acionada para verificar a informação de disparos de arma na Rua do Império. No local, os agentes encontraram dois mortos dentro de um carro preto. O local foi isolado e a perícia acionada. O crime será investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).
Guerra sangrenta entre milicianos
Moradores de Santa Cruz estão reféns do medo desde que os milicianos de Alan Ribeiro Soares, o Nanan, foram surpreendidos por uma invasão do bando rival de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho. Nanan era um dos homens de confiança de Wellington da Silva Braga, o Ecko, mas após a morte do miliciano, em 2021, foi Zinho quem assumiu a milícia. Os dois chefões eram ex-aliados, mas agora disputam o domínio da região. A briga, com trocas de tiros recorrentes, tem causado mortes no bairro.
No último quinta-feira (31), duas mulheres morreram e uma criança, de 7 anos, ficou ferida depois de serem baleadas em uma troca de tiros entre milicianos em Santa Cruz. Segundo testemunhas, um miliciano ligado ao grupo Nanan estava em uma barbearia na região quando milicianos rivais, do grupo de Zinho, apareceram em um veículo e atiraram contra ele, dando início a um confronto. A criança baleada sobreviveu e continua internada em estado estável no Hospital Municipal Pedro II. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ele foi atingida por um disparo nas costas e se recupera de procedimento cirúrgico.
Já no dia 24 de agosto, um policial militar de folga morreu após ser baleado em um bar no bairro Largo do Bodegão, também em Santa Cruz. Segundo a corporação, testemunhas relataram que houve uma discussão no estabelecimento e posteriormente dois homens em uma motocicleta passaram atirando contra o soldado Diego Pereira Teixeira.
A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) é a responsável pelas investigações sobre os crimes citados acima.
Zinho está foragido e é considerado um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro. A milícia comandada por ele atua em diversas áreas da Zona Oeste da capital e na Baixada Fluminense. Além da disputa entre os grupos paramilitares, Santa Cruz também sofre invasões constantes do Comando Vermelho, que busca expandir o controle da venda de drogas em comunidades da Zona Oeste.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.