Os cães foram resgatados no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, nesta quinta-feira (7)Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - Seis cães que foram abandonados no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, na quinta-feira (7), ganharam a chance de encontrar um novo lar. Com o auxílio da ONG Indefesos, após serem resgatados por moradores, os animais receberam os cuidados veterinários em uma clínica, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade e já estão disponíveis para adoção.

Segundo relatos dos residentes do bairro, cerca de 10 cachorros teriam sido abandonados por um veículo, que estacionou e os deixou na Rua Jardim Botânico. Devido a confusão, alguns fugiram e outros permaneceram juntos.

Dentre estes, quatro animais continuaram unidos, o que chamou a atenção da designer gráfica Marcela Castro, de 25 anos, que teve a iniciativa de ajudar no resgate. Ela conta que, em primeiro instante, sua mãe comprou ração para os cães e seu namorado ficou na vigia junto a outras pessoas, enquanto ela passou a tarde, desta quinta-feira (7), na tentativa de conseguir algum auxílio.

Marcela conta que foram horas de tensão enquanto não sabia o que fazer com os bichos. “Foi uma loucura, outros moradores também auxiliam vigiando mas fiquei tentando entrar em contato com diversos abrigos e nenhum estava disponível. Foi tenso porque alguns aparentavam estar machucados e bem assustados”, disse.

Na noite de quinta, Rosana Guerra, diretora da ONG Indefesos, foi comunicada e começou a prestar auxílio aos animais e moradores. Ela disponibilizou o atendimento veterinário na Città Vet, onde possui parceria, possibilitando redução do custo, que será pago por meio de uma vaquinha feita por Marcela entre os moradores.

Rosana explica como foi realizado esse trabalho em conjunto. “Foi a primeira vez que um algo assim em conjunto deu certo. Consegui por meio dos parceiros da ONG as vagas na clínica a um menor preço, a Marcela conseguiu levar os cães por meio de outra moradora. Então, todo mundo conseguiu junto uma saída para esses bichinhos. Vamos ficar com os filhotes que estão mais debilitados e tentar auxiliar na procura de um lar para todos”, afirmou.

Os quatro cães foram levados na quinta-feira (7) para o hospital veterinário. Na sexta-feira (9), após receber uma denúncia, Marcela também conseguiu resgatar mais dois filhotes no Horto, Zona Sul do Rio, que seriam da matilha abandonada, e encaminhá-los para o tratamento.

O quarteto, que já é mais idoso, será levado para uma hospedagem particular em Jardim Gramacho, na Região Metropolitana da cidade, onde ficarão por um mês até encontrarem um lar. Os dois filhotes seguirão para a ONG Indefesos, para receber tratamento e aguardarão para serem adotados. Todos os animais receberam cuidados veterinários, serão transportados por um táxi dog e a ONG prestará auxílio nas entrevistas e processos de adoção.

A designer gráfica espera que após todo o esforço eles consigam ser adotados. “O que nos resta é manter a vaquinha para custear os gastos da hospedagem e da clínica e torcer para que encontrem um dono, precisamos muito disso para o bem deles”, completou.

Procurada, a Polícia Civil informou que o caso não foi comunicado oficialmente à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e à unidade da região. Também, solicitam que testemunhas que presenciaram o fato ou que estejam dando assistência aos animais procurem a delegacia e apresentem mais informações para esclarecimento.
*Reportagem do estagiário Lucas Guimarães, sob supervisão de Iuri Corsini