Rio - A Prefeitura do Rio montou, neste domingo (17), um esquema de trânsito para o entorno do estádio Maracanã, na Zona Norte, que vai receber o jogo entre Flamengo e São Paulo, às 16h. As principais vias ficarão interditadas das 10h às 20h e cerca de 600 agentes públicos vão trabalhar para garantir o conforto dos torcedores, que vão assistir a primeira etapa da final da Copa do Brasil.
As condições do tráfego serão monitoradas e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de trânsito. O Centro de Operações Rio (COR) recomenda que os motoristas evitem passar pela região nos horários das interdições, procurem antecipar o horário de deslocamentos ou utilizem os caminhos alternativos.
O COR vai monitorar o entorno do estádio com 55 câmeras e um drone operado direto do Maracanã. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) prepararam um esquema operacional com 320 agentes e, a partir das 10h, começam as ações de trânsito nas principais vias de acesso ao estádio, como as avenidas Maracanã, Professor Manoel de Abreu, Rei Pelé e ruas Professor Eurico Rabelo e São Francisco Xavier.
No local, não haverá áreas de estacionamento. Por isso, a GM-Rio recomenda que os torcedores priorizem o transporte público para chegar ao estádio. A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques, vinculada à Seop, vai atuar com dez reboques no entorno do Maracanã ao longo da partida.
O acesso de veículos de moradores do entorno imediato ao Maracanã (ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário) será feito, exclusivamente, pela Av. Paula Sousa e a Rua Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.
Veja as interdições
– Rua Prof. Eurico Rabelo
– Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo
– Rua Isidro de Figueiredo
– Rua Conselheiro Olegário
– Rua Artur Menezes
- Av. Maracanã, em ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé
– Av. Rei Pelé, pista sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e o Museu do Índio
– Av. Professor Manoel de Abreu, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé
– Rua Dona Zulmira, entre a Av. Prof. Manoel de Abreu e a Rua São Francisco Xavier
– Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã
– Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã
Rotas alternativas
Provenientes do Centro e Zona Sul:
– Para a Tijuca: utilizar rota da Avenida Paulo de Frontin e da Rua Dr. Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros
– Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão
– Para a região do Grande Méier: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói
Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno:
– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Rua Conde de Bonfim e Rua Haddock Lobo
Provenientes do Grande Méier:
– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.