Parque Municipal Lúcio Costa já está reaberto e liberado para receber visitantesPedro Ivo / Agência O Dia

Rio - Após uma longa espera de cinco anos, o Parque Municipal Lúcio Costa, conhecido como Parque da subida do Outeiro da Glória, foi reaberto, nesta terça-feira (19), para o público. O local, que passou por vistoria da Subprefeitura do Centro na tarde desta segunda (18), já recebeu a visita de moradores do bairro, que estavam ansiosos pela abertura dos portões.

O espaço foi vistoriado pelo subprefeito Alberto Szafran, que nos últimos dias enviou equipes para intervir e fazer as reformas necessárias para que o local pudesse estar apto a ser frequentado. O zelador e administrador da página 'Informe Gloriano', Luciano Rodrigues, de 35 anos, falou sobre a expectativa em poder ir ao parque novamente.

"Visitei uma vez para conhecer e era bem carente de maiores cuidados. A expectativa é que seja um local com muito movimento, que famílias possam fazer piqueniques. Com certeza irei frequentar, além de ser muito bonito, possui uma bela vista. Faz parte da história do bairro. Chega a ser um pecado um espaço tão lindo e atrativo estar fechado e sem utilização", disse.
Mariele Castillo, de 43 anos, também administradora do site, compareceu à reabertura e disse o que espera para a área. "Já fiz a subida pela escadaria antes da pandemia. O local é lindo, estava em razoável estado de conservação, mas poderia ser uma rota de turismo em melhor cuidado. Tem um projeto em análise para fechamento e caso ocorra alguma mudança será interessante. Eu acho que o local tem que ser preservado como a subida para a Igreja. Ele tem que ser preservado ao natural, sem grandes eventos. Precisa ser respeitado", afirmou.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos da Glória (AMAG), Wilson Guedes, de 65 anos, contou sobre o que espera para o futuro da praça e diz que sentiu falta dessa área no bairro.
"Já fui diversas vezes lá, é lindo, tem uma vista panorâmica da cidade, arborizado, bastante verde. Estava triste por estar fechado, fico na torcida para que agora volte a funcionar com tudo, para que consigam tocar o projeto, é bem legal ver a Glória sendo reformada", afirmou.
Wilson também pontuou que espera que o local não seja palco de eventos, como já ocorreu. "Vínhamos sofrendo com o barulho, com festas e outros eventos. Agora vai ser um local lindo para vir passear com a família. Precisamos cada vez mais disso na Glória, esse parque tem um reconhecimento muito grande”, acrescentou.

O projeto citado por Wilson, que pretende repaginar o espaço, é comandado pelo adotante Bruno de Paulo, de 39 anos, e seu sócio Felipe Nogueira, da mesma idade. Os dois pensaram em viabilizar para o local banheiros químicos e contêineres com comidas e bebidas, além disso, a ideia da dupla é fazer do parque um local para família.

Felipe explica qual é a dinâmica esperada para o futuro do ambiente. “Nós queremos que o parque vire o local perfeito para tomar um café da manhã ou lanche da tarde. Nossa ideia é por um contêiner com bebidas e comidas básicas fixas e outro no modelo cozinha convidada, onde um chefe irá cozinhar durante o período de um mês. Além disso, queremos por banheiros químicos modernos, nada que vá mudar a estrutura histórica”, completou.

Além disso, ele garantiu que o Parque terá segurança durante 24 horas, que era a maior exigência dos moradores. “Colocamos dois seguranças durante o horário de visitação do parque, e um para ficar à noite, que já está conosco desde que adotamos. Antigamente pularam as grades para dormir algumas vezes e queremos evitar esse tipo de situação novamente”, disse.

O Parque Municipal Lúcio Costa fica na Rua do Russel, 90, próximo à saída B do metrô da Glória e funcionará das 10h às 18h nos dias de semana, e das 10h às 16h aos finais de semana. A entrada é gratuita.
*Reportagem do estagiário Lucas Guimarães, sob supervisão de Iuri Corsini