Fuzil e granadas apreendidos com criminosos em Senador CamaráReprodução

Rio - A Polícia Militar (PM) fez, na manhã desta terça-feira (26), uma operação no Complexo de Comunidades de Senador Camará, na Zona Oeste do Rio. Na ação, dois suspeitos ficaram feridos. 

De acordo com a PM, durante a entrada das equipes do 14º BPM (Bangu) nas comunidades, com o apoio do Grupamento Aeromóvel (GAM), criminosos armados atiraram contra policiais, que revidaram. No fim da troca de tiros, dois homens foram encontrados feridos.

Eles foram socorridos e encaminhados ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, também na Zona Oeste. Não há informações sobre o estado de saúde de ambos. Com eles, foram apreendidos um fuzil e duas granadas. Posteriormente, na mesma região, as equipes encontraram uma grande quantidade de drogas, juntamente com uma capa à prova de balas, uma peça de roupa camuflada e um chapéu.

Além disso, a PM ainda atuou em comunidades de outras regiões do Rio. Na Zona Norte da cidade, a PM esteve nos Complexos da Pedreira e Chapadão, após criminosos armados impediram um trem do ramal Belford Roxo de seguir viagem, próximo à estação Barros Filho na noite desta segunda-feira (25). Segundo relatos nas redes sociais, a ação ocorreu durante uma intensa troca de tiros entre criminosos rivais. 

De acordo com a PM, nos últimos dias, criminosos de grupos rivais iniciaram uma disputa pelo domínio territorial naquela região, mais precisamente no Complexo da Pedreira. Participam das operações equipes do 41º BPM (Irajá), com o apoio de policiais do 2º Comando de Policiamento de Área (CPA), composto por batalhões de fazem divisa com a região. Além de equipes do Comando de Operações Especiais (COE), por meio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). O Bope ocupam as comunidades pelo segundo dia consecutivo.

Equipes das Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) também reforçam o policiamento junto ao 41º BPM, ao 2º CPA e ao COE, principalmente nos acessos à Avenida Brasil. 
Ainda na Zona Norte, equipes do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) e da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) realizaram uma operação na comunidade de Manguinhos. Não houve saldo operacional.
No bairro Barros Filhos, equipes da Polícia Militar do 41º BPM (Irajá) ocupam as comunidades do Bairro 13 e Terra Nostra, sem registro de saldo operacional.

Em São Gonçalo, na Região Metropolitana, policiais militares do 7º BPM (São Gonçalo) estão em operação nas comunidades do Morro do Castro, Zumbi e Coreia. Não houve prisões ou apreensões.

Já na Baixada Fluminense, a comunidade da Chatuba de Mesquita, em Mesquita, é alvo de uma ação realizada por PMs do 20º BPM (Mesquita), com objetivo de reprimir o crime organizado. De acordo com a corporação, não foi realizada nenhuma prisão ou apreensão. 

Nas comunidades do Rasta, Badu, Cangulo, Ana Clara, Vila Urussaí, Rua 7 e Coreia, localizadas em Duque de Caxias, equipes do 15º BPM (Duque de Caxias) fizeram uma ação para coibir o tráfico de drogas e a ação de criminosos. Também sem ocorrências na operação.