Ferros-velhos precisam apresentar Cadastro de Estabelecimento de ReciclagemDivulgação
O decreto estipulou um prazo de 90 dias, a partir da data da publicação para que donos das lojas já em funcionamento entrassem com o pedido de documentação. Portanto, a partir do dia 28, é necessário que o responsável tenha pelo menos o comprovante de requerimento como prova de cumprimento das obrigações.
De acordo com a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), responsável pelo credenciamento, até o momento, 80 estabelecimentos estão em fase de regularização. A pasta tem 45 dias para analisar e deferir, ou não, o pedido.
Sobre a licença
Os comerciantes regularizados recebem acesso a um aplicativo chamado Sucata Online, desenvolvimento pelo Departamento-Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da própria Polícia Civil.
Dentre do programa, o próprio ferro-velho fica responsável por catalogar o material da loja. As informações são compartilhadas diretamente com o banco de dados Civil.
Com a emissão do CER, a pasta espera uma queda significativa nos crimes de furto e receptação, principalmente de materiais metálicos de concessionárias. A Polícia define o Sucata Online como um instrumento de controle para os agentes e um gerenciador para o estabelecimento.
Mudança na fiscalização
Com a regulamentação dos estabelecimentos, os agentes vão passar a aplicar sanções previstas na legislação, como multa, cancelamento da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS e suspensão da prerrogativa dos sócios, em caso de descumprimento da norma.
A fiscalização e os processos administrativos ficam a cargo da DRF na Capital e na Região Metropolitana. Os outros municípios do estado serão controlados pelos Departamentos de Polícia de Área (DPA).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.