Rio - Moradores do bairro Vargem Grande e adjacências, na Zona Oeste do Rio, denunciam o aumento da violência e a presença de criminosos na região nas últimas semanas. O local, antes considerado refúgio para muitas famílias e fora do controle de facções criminosas, tem sido alvo de assaltos e tentativas de invasões nas últimas semanas. De acordo com informações iniciais, criminosos do Comando Vermelho (CV) e milicianos estariam disputando territórios.
fotogaleria
Em pouco mais de 24 horas, câmeras de segurança da região registraram a ação de grupos fortemente armados agindo. Na madrugada de terça-feira (26), por volta das 4h40, imagens flagraram pelo menos 15 homens desembarcando em quatro carros na Estrada dos Bandeirantes, em Vargem Grande. Em seguida, todo o bando sobe por uma escada que dá acesso a uma área de mata, próximo à comunidade da Cascatinha. Veja o vídeo:
Legenda: Cerca de 15 criminosos armados são flagrados se escondendo em área de mata de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio. O caso aconteceu na madrugada de terça-feira (26) e é investigado pela 42ª DP (Recreio).#ODia
Já na manhã desta quarta-feira (27), por volta das 8h, um motorista teve o seu veículo roubado em Vargem Pequena, após ser abordado por criminosos em dois carros. O crime também foi registrado por uma câmera de segurança da rua. Nas imagens, é possível ver o momento em que dois bandidos descem do primeiro carro e, em seguida, outro veículo aparece para dar suporte. A vítima é deixada no local, sem ferimentos. Veja o vídeo:
Motorista é assaltado por homens armados em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, em plena luz do dia. O crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (27).#ODia
Ambos os casos são investigados pela 42ª DP (Recreio), que tenta identificar e localizar os criminosos. A Polícia Civil disse que investiga a ação de criminosos na região e tenta identificar e prender os envolvidos.
Seis criminosos mortos em Vargem Grande
Também na manhã desta quarta-feira (27), seis criminosos morreram após um intenso confronto com policiais militares na comunidade da Cascatinha, em Vargem Grande, na Zona Oeste. De acordo com a corporação, agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) e do Grupamento Aeromóvel (GAM) faziam uma operação de reforço no policiamento na região. Após o confronto, os agentes encontraram seis homens feridos. Os suspeitos foram socorridos e encaminhados ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, mas não resistiram e morreram.
A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada e instaurou inquérito para apurar a morte dos seis homens, ainda não identificados, durante operação de policiais militares.
Uma semana antes, no último dia 20, houve mais um assalto também na Estrada dos Bandeirantes, na altura de Vargem Pequena. Um motorista foi assaltado por homens armados no local. Câmeras de segurança registraram o momento da abordagem dos bandidos, que se aproximaram do veículo apontando armas e forçaram o condutor a parar e sair do carro, disparando para o alto.
A ação foi rápida e eles fugiram em seguida. Na sequência, a vítima atravessa a via em direção a um estabelecimento próximo, ainda sem acreditar no ocorrido.
Em grupos do bairro, moradores citam o medo da escalada da violência em um lugar onde era referência de sossego e paz. "Um dos lugares mais gostosos de ir no Rio de Janeiro. Vargem Grande acabou. Tomada pelos traficantes, quem usar a Estrada dos Bandeirantes, invariavelmente é parado e roubado por blitz de narcotráfico"; "As autoridades permitiram Vargem Grande chegar nesta situação. Um lugar aprazível, rodeado de sítios, clubes, emissoras de TV, laboratórios, grandes empresas", escreveram alguns moradores.
Segundo a Polícia Militar, agentes do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) realizam, desde a tarde desta quarta-feira (27), patrulhamento nas trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste. O policiamento no Camorim e em Vargem Grande também está reforçado.
Cascatinha já foi cenário de clipes da Anitta
Neste ano, a comunidade da Cascatinha apareceu nos noticiários, mas por outros motivos. O local foi escolhido duas vezes pela cantora Anitta para ser cenário para dois clipes dela. As gravações, realizadas em janeiro e maio deste ano, aconteceram no interior da comunidade e não houve nenhuma interferência de criminosos na ocasião.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.