Pistola apreendida junto com os suspeitos de atearem fogo em um ônibus na PavunaDivulgação

Rio - Dois homens, suspeitos de incendiar um ônibus nesta segunda-feira (25), foram presos na tarde desta quinta-feira (28) na Pavuna, Zona Norte do Rio. A dupla tem antecedentes criminais por tráfico de drogas e agem na região do Complexo da Chapadão, que sofre com uma intensa onda de confrontos entre facções desde o fim de semana passado.
Segundo a Polícia Militar, agentes do 41º BPM (Irajá) foram acionados para checar uma informação sobre a presença de criminosos em uma residência na Rua Judith Guerra, na Pavuna. No local, os policiais detiveram os dois suspeitos e apreenderam um simulacro de pistola.
Os homens e o material foram encaminhados para a 39ª DP (Pavuna), onde o caso foi registrado. 
Confrontos entre facções rivais
O incêndio do ônibus aconteceu no mesmo dia em que criminosos armados impediram um trem do ramal Belford Roxo de seguir viagem, próximo à estação Barros Filho, também na Zona Norte. A ação ocorreu novamente durante uma intensa troca de tiros entre traficantes de facções rivais.
A PM chegou a realizar uma operação nos Complexos da Pedreira e Chapadão na manhã seguinte. No entanto, não houve registro de presos e apreensões.
Ainda segundo a corporação, nos últimos dias, criminosos de grupos rivais iniciaram uma disputa pelo domínio territorial naquela região, mais precisamente no Complexo da Pedreira, que é um grande complexo de favelas localizado nos bairros de Costa Barros, Barros Filho, Coelho Neto, Parque Colúmbia e Pavuna. O Complexo do Chapadão, na mesma região, ainda abrange os bairros de Anchieta, Guadalupe e Ricardo de Albuquerque, todos na Zona Norte. A disputa na região ocorre entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP).
Na noite desta quarta-feira (27), passageiros e motoristas viveram momentos de terror durante um arrastão na Avenida Brasil, altura de Barros Filho. Na ação, criminosos jogaram um artefato explosivo de fabricação caseira que explodiu no interior do veículo e deixou três pessoas feridas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Eduardo Vieira Pontes, de 61 anos, com ferimentos graves, Luiz Silva, 65, com ferimentos moderados, e Elaine Ivo, 35, com ferimentos leves, foram socorridos e encaminhados ao Hospital Albert Schweitzer, em Realengo. Segundo a direção da unidade, nesta quinta-feira (28), os pacientes Eduardo e Luiz seguem internados com quadro de saúde estável. Já Elaine recebeu alta.
No mesmo dia, o idoso Joel Luiz Rodrigues da Silva, de 67 anos, morreu depois de ter sido atingido por uma bala perdida durante um confronto em Barros Filho. O homem deixou a mulher, filhos, 12 netos e quatro bisnetos. Quando foi atingido, a vítima tinha ido ao mercado. Ele será enterrado nesta sexta-feira (29) no Cemitério do Murundu.