O programa 'Justiça Itinerante Levando Cidadania' visitou MagéReprodução / TJRJ
Conceição Aparecida da Silva, de 98 anos, compareceu ao local para tirar certidão de nascimento e a carteira de identidade, que perdeu ao longo do tempo entre Minas Gerais e o Rio. Nascida em Cataguases, em Minas, ela precisa dos documentos para voltar a receber sua pensão por invalidez e acertar sua situação junto ao INSS. A filha, Eliana das Graças, aproveitou a oportunidade para tirar, também, a carteira de identidade.
Após conseguir, dona Conceição comemorou. “Muito obrigada de coração!”, disse a mineira que, ao final do atendimento, mandou beijos para todos os funcionários.
O programa acontecerá em Magé uma vez por semana, em dois locais diferentes. Na última segunda-feira (25), o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, entregou dois novos ônibus para a frota da iniciativa, que se juntam aos cinco já existentes.
Na atividade, a população pode solicitar serviços como emissão do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, quitação de multa por ausências às urnas e obtenção de certidões. Também serão emitidos outros documentos, como segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de Identidade, CPF, certificado de reservista, cadastro único (CadÚnico), entre outros, por meio dos diversos órgãos participantes.
Organizada pelo TJRJ, a ação conta com a participação do Ministério Público, Detran, Procon-RJ, Defensoria Pública e Fundação Leão XIII, entre outros.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.