Festival vai reunir cerca de 40 editoras na segunda ediçãoReprodução

Rio - Começa nesta quinta-feira (5) a segunda edição do Festival do Livro do Rio de Janeiro (Fliv-Rio). O evento vai até sábado (7), das 9h às 19h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas no Estado do Rio de Janeiro (Sinttel-Rio), no Maracanã, na Zona Norte, com entrada franca. O evento tem como objetivo promover a reflexão e o debate qualificado por meio da literatura.
O festival vai reunir cerca de 40 editoras, que vão oferecer livros com descontos especiais. Além disso, o público terá acesso a debates, sessões de autógrafos e atividades culturais.
De acordo com os organizadores do evento, o Fliv-Rio foi pensado para ser um espaço de lançamento e divulgação dos mais variados temas.
Durante o evento, o escritor Cesar Calejon vai fazer o lançamento de sua nova obra, nomeada "Esfarrapados", no sábado, às 14h. Além do lançamento, César vai promover um debate sobre assuntos atuais ao lado do juiz Rubens Casara e da deputada estadual Verônica Lima.
Entre os escritores convidados, estão o jornalista e ex-ministro da Comunicação de Lula, Franklin Martins, dia 6, às 16h, com o livro: “Quem Foi Que Inventou o Brasil?”, da Editora Kotter. No dia 5, às 14h, será a vez do cubano Raúl Capote, com o livro: “Inimigo: a Guerra da CIA contra a juventude cubana”.
Na sexta-feira (6), o jornalista Franklin Martins fará uma palestra para debater quem descobriu o Brasil. No mesmo dia, outro debate que promete ser bastante animado é sobre os 80 anos da CLT.
Os cariocas e visitantes ainda terão a oportunidade de aproveitar gratuitamente uma programação diversa com música, teatro, comida de boteco e cerveja gelada.
Os quitutes são por conta da Central Única de Bares e Afins (Cuba), fundada por dois bares de Itaipuaçu/Maricá, o Borogodó e o Beira Mar. No cardápio disponível todos os dias do festival estão bolinhos de feijoada, panceta, arroz jambalaia e pastéis, além do petisco mais popular que é a batata frita. Os apaixonados por cerveja artesanal vão encontrar diversas opções no espaço da Mahi.
No sábado, o evento vai contar com uma roda de samba tocada só por mulheres estudantes. As integrantes do Abyás do Samba vão tocar a partir das 18h.
O festival é promovido pelo Sinttel-Rio, juntamente com o Sinpro-Rio (Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Serviço:
Fliv-Rio
Data: 5 a 7 de outubro
Endereço: Sede do Sinttel-Rio, localizado na Rua Morais e Silva, 94 - Maracanã
Horário: 9h às 19h
Entrada gratuita