Centenas de devotos se reúnem na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Cachambi, Zona NortePedro Ivo / Agência O Dia

Rio - O calor não intimidou os fiéis que estiveram presentes na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Cachambi, Zona Norte do Rio, nesta quinta-feira (12). Centenas de devotos aproveitaram o feriado para se reunir para agradecer pelas bênçãos recebidas e fazer seus pedidos à padroeira do Brasil.
A multidão se reuniu do lado de fora da igreja, onde foi montado um palco e cadeiras foram posicionadas, para assistir às missas da manhã. Com uma programação extensa para esta quinta-feira, o dia começou cedo na paróquia, que abriu as portas às 7h. Ainda estão programadas celebrações para as crianças, às 14h, para os enfermos, às 16h, apresentação do Auto de Nossa Senhora Aparecida, às 19h e a bênção do Santíssimo, às 20h. Às 16h30, uma procissão sairá da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Maria da Graça, na Zona Norte.
O carpinteiro Jurandir José Félix, de 50 anos, que é devoto de Nossa Senhora Aparecida desde pequeno, contou ao DIA que vai à paróquia todos os anos. Ele, que tem a cura do filho que nasceu prematuro como a maior graça que alcançou, tirou o dia para servir à santa e estar com a família.
"Hoje é o dia da nossa Mãe, onde a gente deve servir a Deus e a Nossa Senhora. Além de estar com a nossa família depois das obrigações. É um prazer imenso estar todo ano aqui. Você fica mais tranquilo, a sua alma fica mais leve. Está muito bom", comemorou.
Para o autônomo Marcio Mendes, 50 anos, o dia 12 de outubro é especial em dobro. Além de celebrar a data, ele está comemorando 50 anos que foi batizado na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Ele, que esteve na paróquia com a mãe, Herminda Mendes, contou que a comemoração superou as expectativas.
"A programação está perfeita, maravilhosa. Nunca foi tão boa como a missa que a gente assistiu esse ano. Nossa Senhora Aparecida é minha mãe e minha advogada também. É tudo para mim", contou.
Em Del Castilho, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a programação também começou cedo, com a alvorada às 6h e a primeira missa às 7h. As celebrações continuam às 15h, 17h e 19h. Às 18h15, haverá uma procissão. Além das cerimônias, a igreja conta ainda com uma quermesse o dia inteiro.