Prefeitura do Rio anuncia detalhes da organização das festas de Réveillon e do Carnaval 2024 Frederico Vidal/ Agência O Dia

Rio - A tradicional queima de fogos no Réveillon em Copacabana, na Zona Sul, será regida este ano por um maestro à frente de uma orquestra sinfônica. Os detalhes do espetáculo, que terá duração de 12 minutos, foram anunciados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, na tarde desta segunda-feira (16), em coletiva de imprensa. Detalhes da organização do Carnaval 2024 também foram divulgados no encontro realizado no Hotel Copacabana Palace.
"A ideia é que um grande maestro e orquestra façam essa festa dos fogos. Através da batuca do maestro, será regido a queima de fogos, música e público", diz Abel Gomes, diretor da SRCOM, que ficará responsável pelo organização dos eventos de ano novo. Os nomes do maestro e da orquestra não foram divulgados. 
Neste ano, o Réveillon acontecerá, pela primeira vez, em dez bairros. Dois locais são inéditos: Praça Mauá, para celebrar a revitalização da região, e a Praça das Juras, em Bangu. Além disso, haverá celebrações em Copacabana, Praia do Flamengo, Piscinão da Praia de Ramos, IAPI da Penha, Parque Madureira, Praia de Sepetiba, Praia da Bica (Ilha do Governador) e na Praia da Moreninha (Ilha de Paquetá).
O Réveillon da Praça Mauá e de Bangu também vai contar com palcos para receber atrações musicais pela primeira vez. Esta novidade na Praça Mauá reforça o planejamento da prefeitura do Rio em levar cariocas e turistas para esta região. "Para a Praça Mauá queremos trazer esse movimento de show e muita cultura. Em Bangu queremos fortalecer esse um polo cultural", disse Nelson Adão, diretor de projeto da SRCOM.
No último dia 9, Paes sancionou o projeto Reviver Centro II, que incentiva a construção de moradias nas áreas da Praça XV, Castelo e Cinelândia. A nova lei prevê a realização de uma 'Operação Interligada', na qual os empreendedores que investirem na região vão ganhar benefícios para construir em outras áreas da capital.
Carnaval
O calendário do Carnaval 2024 também foi divulgado. Os desfiles da Série A serão realizados nos dias 9 e 10 de fevereiro, e do Grupo Especial, nos dias 11 e 12 do mesmo mês. O Desfile das Campeãs será no sábado seguinte (17). No dia 13 acontece o desfile das Escolas Mirins. 
Os ensaios técnicos das escolas de samba terão início no dia 6 de janeiro, com o Grupo de Acesso abrindo o calendário. As datas para os ensaios são: 06, 07, 13, 14, 20, 21, 27 e janeiro; e 03 e 04 de fevereiro. 
Os desfiles na Nova Intendente, que servem de base para a Série Ouro e para o Grupo Especial, serão realizados no domingo (19/2), com as escolas do Grupo de Avaliação; segunda-feira (20/2) e terça-feira (21/2), com as escolas da Série Bronze; e sexta-feira (24/2) e sábado (25/2), com as escolas da Série Prata.
Em coletiva, Paes citou o desejo de tornar os desfiles na Sapucaí mais sustentáveis e equilibrados, mas que para este ano não haverá nenhuma mudança neste quesito. Já as festas de rua continuarão sob organização da Dream Factory, como prevê o contrato para os próximos três anos.
Violência na capital
O prefeito do Rio disse não estar preocupado com o aumento da violência na capital nas últimas semanas com relação às festividades. Segundo ele, os casos, que tiveram repercussão internacional, não vão desestimular a vinda de turistas ao Rio de Janeiro. No último domingo (15), a ucraniana Viktoriia Zorina, de 29 anos, e o marido russo Konstantine Glazkov, de 32 anos, foram vítimas de uma tentativa de assalto quando passeavam pelo Centro do Rio. O turista levou uma facada próximo ao tórax e foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar. Ele recebeu alta horas depois e passa bem.
No início do mês de outubro, três médicos foram mortos a tiros e um quarto ficou ferido em um quiosque na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Segundo as investigações, o ortopedista Perseu Ribeiro Almeida, de 33 anos, pode ter sido confundido com o miliciano Taillon de Alcântara Pereira Barbosa, de 26 anos.