Policiais atuam em diversas comunidades das zonas Norte e Oeste, além da Baixada FluminenseBanco de imagens / Agência O Dia

Rio - Policiais militares de diversos batalhões realizam, na manhã desta terça-feira (17), operações em 11 comunidades das zonas Norte e Oeste, além da Baixada Fluminense. Segundo a Polícia Militar (PM), até o momento, um homem foragido da Justiça foi preso na comunidade Quitungo, em Brás de Pina, e uma grande quantidade de drogas foi apreendida na Cidade de Deus.
Na Zona Oeste, militares do 18° BPM (Jacarepaguá) atuaram na comunidade Cidade de Deus. De acordo com a PM, a ação tem o objetivo de coibir a movimentação de criminosos, além de desobstruir as vias da região, que são bloqueadas por barricadas colocadas pelo tráfico. Na ação, os agentes apreenderam larga quantidade de entorpecentes, a ser contabilizada, e um rádio comunicador. As ocorrências foram apresentadas na 32ª DP (Taquara).
Já na Zona Norte, a equipe do 9° BPM (Honório Gurgel) realizou ações para retirada de barricadas nas comunidades Faz Quem Quer, Congonha, Cajueiro e Jorge Turco. O 16° BPM (Olaria) esteve no Quitungo e Guaporé, em Brás de Pina. Nesta ação, os policiais prenderam um homem que era foragido da Justiça. O suspeito, que não teve a identidade revelada foi levado para a 19ª DP (Tijuca).
Os agentes do 15° BPM (Duque de Caxias) fizeram uma operação nas comunidades Sapinho, Marquesa de Santos, Jaqueira, Cacareco e Sossego, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As operações encerraram sem saldo.
Reflexo das operações
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a Clínica da Família (CF) Lourival Francisco de Oliveira, na Cidade de Deus, suspendeu o funcionamento, em razão da operação na região. Já o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land e a CF José Neves mantêm o atendimento à população e apenas as atividades externas, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, no Quitungo e Guaporé, duas escolas não abriram e 37 alunos ficaram sem aula. Na Cidade de Deus, sete colégios foram impactados e 2.959 alunos não puderam estudar, em razão das ações policiais na região.
*Em atualização