Odara tem um ano e quatro meses e não se adaptou ao trabalho Robert Gomes

Rio – A Guarda Municipal do Rio está oferecendo três cachorros para adoção. Todos foram aposentados do Grupamento de Operações com Cães (GOC)
Os machos Mike e Elmo, de 7 anos, atuaram no patrulhamento, em ações de guarda e proteção desde o primeiro ano de vida. A dupla também trabalhou durante grandes eventos, como jogos no Maracanã. Já a fêmea do grupo, Odara, foi aposentada precocemente, com 1 ano e quatro meses. Segundo a GM, ela tem o temperamento tranquilo e é bastante sociável, mas não se adaptou ao trabalho do GOC.
O trio, da raça Pastor Belga de Malinoi, está no canil da corporação, na Avenida Bartolomeu de Gusmão 1.200, fundos, na Mangueira, Zona Norte. Para adotar, os interessados precisam ir até o local, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.
Sobre a adoção
O processo de adoção dos animais começa com um atendimento aos candidatos, feito por um veterinário. Os interessados também são avaliados por guardas que convivem com os cães desde os primeiros anos de vida deles.
Há ainda avaliações de perfil, de condições da casa e de sociabilidade entre os futuros donos e os bichos que querem levar. Os cães são doados castrados. 
Trajetória
Os animais da Guarda começam a trabalhar a partir do primeiro ano de vida e se aposentam, em geral, aos 7 anos. De acordo com a corporação, a prioridade na fila de adoação é do guarda que trabalhou com o bicho, mas muitos dispensam por já terem três, quatro, cinco cachorros de grande porte em casa.
Após a negativa, o processo é aberto para os guardas do GOC, de outras unidades da GM-Rio e para a população em geral.
Ao todo o efetivo conta com 40 cães, que recebem treinamento frequente para atuar no patrulhamento e em ações de interação social, por meio de apresentações de Showdog.