Ônibus são incendiados na Zona Oeste do Rio em retaliação pela morte de milicianoReprodução/Redes Sociais

Rio - Em apenas um dia, a cidade do Rio de Janeiro teve o maior número de ônibus queimados de sua história, segundo dados da Rio Ônibus. Segundo o sindicato, foram 35 veículos queimados, sendo 20 da operação municipal, cinco BRTs e outros 10 de turismo e fretamento. Devido ao caos na cidade, a Mobi-Rio suspendeu a circulação de ônibus na região, o que causou um imenso engarrafamento na cidade.
Em nota, a Mobi-Rio informou que, por questão de segurança, suspendeu temporariamente a circulação de todas as linhas do BRT no corredor Transoeste. "Em função dessa interrupção, a opção para os passageiros que precisam ir para Santa Cruz ou Campo Grande é utilizar as linhas dos corredores Transolímpica e Transcarioca. Na sequência, eles devem utilizar as linhas que fazem integração com o ramal da Supervia pelo Terminal Deodoro e pelo Terminal Paulo da Portela, em Madureira", informou.
Segundo o Centro de Operações do Rio (COR), a mobilidade está comprometida em corredores como a Avenida Santa Cruz, Avenida Cesário de Melo e a Avenida das Américas. Veículos foram incendiados em diversas vias da Zona Oeste do Rio. Além disso, a oferta de transporte público para os cidadãos também está impactada. 
Ainda de acordo com dados do COR, às 18h, foi registrado um trânsito de 121 km na cidade, que normalmente apresenta, no mesmo período, congestionamentos de apenas 73 km.
Em razão da situação alarmante, a cidade do Rio entrou em Estágio de Atenção, que é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.
Entenda a situação
Criminosos da Zona Oeste atearam fogo em ônibus, articulados do BRT e em veículos de passeio na tarde desta segunda-feira (23), em retaliação pela morte de Matheus da Silva Rezende, vulgo 'Faustão', sobrinho do miliciano Luís Antônio da Silva Braga, o 'Zinho'. Matheus morreu após confronto com policiais civis na comunidade Três Pontes, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, no início da tarde desta segunda-feira (23). As regiões de Guaratiba, Paciência, Cosmos, Santa Cruz, Inhoaíba, Campo Grande e Avenida Brasil devem ser evitadas. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão nestes locais. Carros de passeio e barricadas também estão sendo incendiados. 
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram coletivos em chamas e o grande volume de fumaça próximo a estação Cesarão, em Santa Cruz. Em outras imagens, um articulado foi abandonado por passageiros e motoristas na Estrada do Magarça. Um outro vídeo mostra o momento em que um criminoso coloca fogo em um ônibus.
Acompanhe onde estão os focos de incêndios
- Estrada da Matriz, na altura do Quartel dos Bombeiros.
- Avenida Brasil, na altura da Estrada do Campinho, sentido Itaguaí
- Estrada das Agulhas Negras, na altura da Rua Jornalista Gastão de Carvalho
- Av. Cesario de Melo, na altura da Rua Carvalhal
- Av. Cesário de Melo, na altura do BRT Vilar Carioca
- Rua Felipe Cardoso, na altura do BRT Cajueiros, em Santa Cruz.
- Rua Guarujá, na altura do Viaduto de Cosmos
- Estrada do Mato Alto, na altura do O Bom Atacadão
- Rua Guarujá, na altura da Rua Groselha
- Estrada do Campinho, na altura da Rua Perico
- Av. Cesario de Melo, na altura da Rua Alfredo Mariano
- Avenida Brasil, na altura da Estrada do Mendanha
- Avenida das Américas, na altura do BRT Gilka Machado, sentido Barra da Tijuca
- Estrada do Mato Alto, próximo da Estrada da Cachamorra, sentido Barra da Tijuca
- Rua Filomena, na altura do Centro Municipal de Saúde Edgard Magalhães Gomes
- Avenida Brasil, na altura da Estrada de Manguariba
- Avenida Cesario de Melo, na altura da Rua dos Carpinteiros
- Avenida Brasil, na altura da Rua Agaí
- Estrada da Pedra, em Guaratiba
- Rua Barão de Laguna, em Santa Cruz
- Rua Arthur Rios, na altura do Viaduto Novo

Segundo a Polícia Militar, equipes do 24º BPM (Queimados) impediram o incêndio de uma carreta por cerca de 15 criminosos na Avenida Brasil, sentido Santa Cruz, altura da entrada dos Jesuítas. As equipes permanecem reforçando o policiamento no local.