Policiais militares também fazem uma operação nas comunidades da Tinta, Quitungo e GuaporéDivulgação / PMERJ

Rio - Policiais de diversos batalhões da cidade realizaram, nesta terça-feira (31), operações em comunidades das zonas Norte e Oeste, além da Baixada Fluminense. Segundo a Polícia Militar (PMERJ), algumas ações tinham o objetivo de remover barricadas, que são colocadas para dificultar a dinâmica policial nas regiões.
Na Baixada Fluminense, os militares do 24° BPM (Queimados) atuaram na Comunidade São Simão, em Queimados. Durante a ação, houve uma troca de tiros, dois suspeitos foram baleados e socorridos para a UPA. No local, após o confronto, duas pistolas, rádios transmissores, munição e drogas foram apreendidas. Um terceiro homem chegou a ser preso com drogas e um rádio comunicador.
Agentes do 21º BPM (São João de Meriti) também realizam uma operação na Vila Ruth, em São João de Meriti. Segundo a PM, a ação teve o objetivo de coibir a atuação criminosa na região, além de remover barricadas.
Na Zona Norte, além da equipe do 16° BPM (Olaria), policiais do Comando de Operações Especiais (COE) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) estiveram nas comunidades da Tinta, Quitungo e Guaporé. Com uma retroescavadeira, o Núcleo de Apoio as Operações (NAOE) retirou barricadas dos acessos ao Quitungo.
Também no Quitungo e Guaporé, dois homens foram presos. No local, os militares apreenderam uma pistola calibre 9mm, dois carregadores, 28 munições, uma granada, dois aparelhos celulares e um cinto militar.
Já na Zona Oeste, o 18º BPM (Jacarepaguá) atuaram nas comunidades de Santa Maria e Teixeiras, na Taquara. Houve relatos de tiroteios durante a ação policial, mas a PM informou que não houve prisões e nem apreensões.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), nas comunidades do Quitungo e Guaporé, duas escolas foram impactadas pelas operações e 361 alunos foram afetados. Na Comunidade de Santa Maria, na Taquara, quatro colégios não abriram e 1.787 jovens ficaram sem aula.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o Centro Municipal de Saúde Santa Maria suspendeu o funcionamento, em razão das ações policiais na região.