Unidades oftalmológicas realizam atendimentos gratuitos para diabéticos
Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 75% dos casos de cegueira no Brasil são evitáveis; Hospital do Olho e o Centro Carioca do Olho estão promovendo a campanha
Pessoas diagnosticadas com diabetes devem frequentar oftalmologistas para garantir a saúde ocular - Divulgação
Pessoas diagnosticadas com diabetes devem frequentar oftalmologistas para garantir a saúde ocularDivulgação
Rio - Durante o mês de novembro, marcado pelo Dia Mundial do Diabetes (14), o Hospital do Olho, na Baixada Fluminense, e o Centro Carioca do Olho, na Zona Norte, vão realizar atendimentos oftalmológico gratuitos para pessoas diagnosticadas. De acordo com especialistas, diabéticos devem frequentar regularmente oftalmologistas para evitar comorbidades, como a retinopatia.
O diretor-geral do Centro Carioca, Rodrigo Schwartz Pegado, comentou sobre as consequências que a diabete pode causar na saúde ocular. "A retinopatia diabética é uma alteração microvascular decorrente de complicações do diabetes mellitus e é considerada a principal causa de cegueira nesses pacientes. Dados mostram que a prevalência dessa retinopatia pode chegar a 44% em diabéticos", disse o médico.
Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 75% dos casos de cegueira no Brasil são evitáveis. Por isso, o Centro Carioca do Olho, de segunda a sábado, e o Hospital do Olho, aos sábados, vão realizar esta campanha de atendimento gratuito neste mês.
No Hospital Julio Cândido de Brito, em Duque de Caxias, o paciente não precisa de encaminhamento e pode solicitar atendimento imediato com oftalmologista. Dentre os serviços oferecidos, estão atendimento oftalmológico e triagem para complicações oculares, como cirurgias, tratamentos e exames.
Já no Centro Carioca, em Benfica, o paciente precisa de encaminhamento provindos da Clínica da Família ou da Policlínica, através do Sistema de Regulação (Sisreg).
"Frequentemente, a saúde ocular não é vista como uma prioridade. Esquecemos que o aparecimento de qualquer sintoma na visão pode já ser indicativo de quadro avançado de variadas condições. Para pacientes diabéticos, esse cuidado precisa ser redobrado", finalizou Rodrigo Schwartz.
Serviço
Hospital do Olho – Avenida Dr. Laureano, 1145, em Duque de Caxias
Quando: todos os sábados de novembro, a partir das 7h
Centro Carioca do Olho – Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, 495, em Benfica
Quando: Segunda a sexta, das 7h às 20h, e sábado das 8h às 20h
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.