Clima Tempo - Movimentação na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro neste domingo (12). Fotos : Renan Areias / Agência O Dia Renan Areias / Agência O Dia

Rio - Com previsão para ser o dia mais quente do ano, o domingo (12) já registrou 48°C de sensação térmica e cariocas lotaram as praias da Zona Sul para aproveitar o calor. Segundo o Sistema Alerta Rio, os termômetros atingiram 41,9°C em Irajá .
Neste domingo, o COR registrou 48°C de sensação, às 10h15, no Jardim Botânico, na Zona Sul. Em Irajá, na Zona Norte, a temperatura passou dos 40°C, às 12h30. As condições de tempo na cidade não apresentarão mudanças significativas ao longo do dia e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar poderá apresentar valores entre 12% e 20% no período da tarde.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que a umidade fique entre 30% e 60% - abaixo disso os riscos de doenças respiratórias podem aumentar. Em razão da umidade entre 12% e 20% deste domingo, a OMS recomenda a intensificação na hidratação e o consumo de alimentos naturais, como legumes, verduras e leite.
Na segunda-feira (13), a atuação de um sistema de alta pressão manterá o tempo estável sobre o Rio. De acordo com o COR, não há previsão de chuva e os termômetros podem chegar aos 40°C.

Entre terça (14) e quinta-feira (16), áreas de instabilidade potencializadas pelo calor influenciarão o tempo. Há previsão de pancadas rápidas de chuva durante a tarde e a noite. A chuva poderá passar de 10 mm/h em pelo menos um ponto da cidade, em ambos os dias.
Sobre estes volumes, o COR detalhou quais os níveis considerados fracos, moderados, fortes ou muito fortes. Até 0,5 mm/h: chuva fraca; entre 0,5 e 25 mm/h: chuva moderada; de 25,1 a 50 mm/h: chuva forte; maior de que 50 mm/h: chuva muito forte.
Resgates marítimos neste fim de semana
O Corpo de Bombeiros realizou, neste sábado (11), cerca de 500 resgates marítimos em todo o estado, sendo 233 em Copacabana, na Zona Sul, onde ocorreu o maior número de ocorrências do dia. Também houve registro de 30 crianças que receberam auxílio dos guarda-vidas para localizar seus responsáveis.
Na última quarta-feira (8), inclusive, o corpo de Leonardo Tavares, de 16 anos, que estava desaparecido desde domingo (5), foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras. O jovem desapareceu ao mergulhar na Praia de Ipanema, com o mar de ressaca. Após quatro dias de buscas, os bombeiros o encontraram.
No ranking das áreas com mais resgates, depois de Copacabana, estão os grupamentos de Itaipu (77), Barra da Tijuca (29), Recreio dos Bandeirantes (18) e Paraty (18).